Movimentos realizados por dois prefeitos de partidos “rivais” vão garantir um “pulmão verde” para os atuais moradores de Lajeado e, especialmente, para as futuras gerações de lajeadenses. Ainda pelo MDB, o ex-prefeito Leopoldo Feldens idealizou o vitorioso projeto do Jardim Botânico, no início dos anos 90. Três décadas depois, Marcelo Caumo, do PP, arquitetou um projeto para ampliar a reserva ambiental e garantir mais de 30 hectares de árvores e plantas em meio ao concreto e ao asfalto.
Tudo com o aval propositivo do Ministério Público, o crivo criterioso da Câmara dos Vereadores, e, claro, a contribuição direta e comunitária da empresa Imojel e da Cooperativa Certel. Tomara que possamos ampliar ainda mais aquele nobre espaço. Afinal, sempre há possibilidades para crescer. E mais. É preciso torná-lo ainda mais lúdico e usá-lo para a conscientização ambiental de uma sociedade vulnerável e, por vezes, inconsciente dos riscos e fenômenos naturais.
Avanços na segurança pública
Se há um ponto onde Lajeado avançou a passos longos nos últimos anos é na área da segurança pública. Vamos falar só dos últimos três prefeitos. A saudosa Carmen Regina Cardoso (PP) apostou alto nas câmeras de vigilância. Luís Fernando Schmidt (PT) deu sequência e ampliou o videomonitoramento. E Marcelo Caumo (PP) não deixou por menos. Aliás, e com a participação decisiva da Alsepro, Ministério Público do Trabalho e municípios da Amvat, o atual governo municipal avançou ainda mais com a inauguração, nesta semana, do Centro Integrado de Operações, o CIOp (foto). No mesmo dia, e também em um movimento coletivo, foi lançada a pedra fundamental da Central de Polícia. E ainda estamos na expectativa de transformar o novo quartel do Corpo de Bombeiros em um Batalhão do Corpo de Bombeiros. Não é pouca coisa!
Grupo A Hora no “Tá na Mesa” da Federasul
Diretor Editorial e de Produtos do Grupo A Hora, Fernando Weiss é um dos convidados do último Tá na Mesa de 2024, promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul, a estimada Federasul. O evento ocorre nesta quarta-feira, às 12h, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre. Weiss compartilha a mesa de debates com os jornalistas Guilherme Kolling (Jornal do Comércio), Marta Gleich (Grupo RBS), Telmo Flor (Correio do Povo), Guilherme Macalossi (Bandeirantes), Igor Muller (Grupo Sinos) e Marjana Vargas (Rede Pampa). Em pauta, o tema “Encerramento do Ano de 2024: Retrospectiva e Perspectivas sob o Olhar do Jornalismo Profissional”, com análises sobre os desafios enfrentados ao longo do ano, como as enchentes de maio, e as projeções jornalísticas e empresariais para o ano de 2025.
“Medo da chuva”
Alguns prefeitos recém-eleitos estão preocupados com o primeiro ano dos futuros mandatos. Eles temem que os atuais gestores, mesmo em fins de mandatos, resolvam antecipar a quitação de valores parcelados, raspando assim boa parte dos cofres municipais. Eles também demonstram preocupação com alguns processos licitatórios lançados às vésperas da entrega dos bastões. Em tempo, e estando dentro da legalidade, tais movimentos fazem parte do jogo. É preciso encará-los. O triste disso tudo é a forma como alguns agentes reagem à derrota nas urnas. Mas eu reforço: é do jogo e vida que segue!
Representação do Vale na Invest RS
Além do novo Gerente de Inteligência, o lajeadense Rafael Spengler, a Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Invest RS) conta com outros representantes do Vale do Taquari.
Com forte atuação em movimentos de inovação mundo afora, Caroline Bücker também integra o grupo que terá como principal missão atrair investimentos de fora, potencializar negócios e oportunidades locais, e criar um ecossistema atrativo para o desenvolvimento social e econômico dos municípios e do Estado.
Caroline atuará como Diretora de Inteligência. Além deles, Saulo de Vargas, Analista de Comunicação, Carina Konzen, Analista de Negócios, e Juliano Dertzbacher, Analista de TI, também representam nossa região junto à nova agência de direito privado.
TIRO CURTO
- Ainda sobre a ampliação do Jardim Botânico, o governo municipal deve providenciar em breve o cercamento da nova área e a identificação de trilhas, e também da fauna e flora local.
- Vereador em Lajeado, Isidoro Fornari (PP) pretendia acompanhar o prefeito Marcelo Caumo (PP) em Brasília, na próxima semana. Entretanto, e diante da proximidade com a data do voo, a passagem encareceu e o agente político resolveu cancelar a missão pública.
- Em Venâncio Aires, o prefeito reeleito Jarbas da Rosa (PDT) estuda a criação de uma nova secretaria (ou departamento) de Governança. Seria algo como um braço direito do Gabinete.
- Ao assumir a Secretaria de Planejamento, o prefeito eleito de Teutônia, Renato Altmann (PSD), expõe um problema verificado na maioria dos municípios: a dificuldade de encontrar bons nomes para a composição do quadro de secretários.
- Entre os prefeitos (as) das principais cidades do Vale do Taquari, Jonas Calvi (PSDB) é o único que ainda não confirmou os novos secretários. Reeleito em Encantado, ele pretende divulgar após o Natal. E, por óbvio, isso tem gerado muita expectativa na terra do Cristo Protetor.