Na noite dessa sexta-feira, 6, o projeto de extensão Clown – E Seu Sorrir!?, da Univates, formou sua oitava turma de voluntários. O grupo, composto por 21 novos doutores palhaços, irá auxiliar nas ações em hospitais, abrigos e eventos em comunidades carentes da região, visando a promoção dos cuidados à saúde por meio do riso. A cerimônia ocorreu no Auditório do Prédio 11.
O novo grupo se soma a outros 40 palhaços que já utilizam a arte e o humor como aliados à terapia convencional de pacientes. A estudante e intercambista Lautina Zator é uma das graduadas. Natural da Colômbia, ela conta que conheceu o projeto por meio da amiga Laura, que já havia participado do “E Seu Sorrir?”. Para ela, o projeto foi a oportunidade de se aproximar da cultura local e praticar serviços sociais na região.
“Eu já fazia isso na minha cidade e sentia saudade. Foi um sonho conseguir servir e fazer algo para outras pessoas aqui”, conta Lautina, que atua como Dra Amarilla. “Estou perto de ir embora para a Colômbia, mas é algo que vou levar junto, trabalhar e fazer lá”.
Lautina conta que a escolha do nome da personagem é inspirado em uma fase da sua vida e na busca pela felicidade. “Há também um jogo de palavras que é ‘amar’ e ‘já’, que é isso que estou procurando: ressignificar o amor para ser livre e honesto, como é o coração”.
A realização de um sonho
Idealizadora do projeto, a médica Stefânia Faé revela que não imaginava que o grupo ganharia força com o passar dos anos. Ela atua como Dra. Torta. “Nunca imaginei que ele caminharia sozinho e chegaria na oitava turma. Saber que agora ele tem 60 voluntários atuantes, é de outro mundo”.
No início, o projeto era voltado somente a estudantes da área da saúde da Univates. Contudo, com o seu crescimento, as oportunidades foram ampliadas para alunos de todos os cursos, e novas turmas são formadas a cada ano. “Não tem segredo para ser um Clown. As coisas brotam, eles nascem. Não precisa ser extrovertido, não precisa fazer piada. Cada um tem seu Clown escondidinho e a única coisa que fazemos aqui é puxá-lo para fora”, destaca.
Conheça o projeto
O “Projeto Clown – E seu sorrir!?” iniciou suas atividades em 2015 e tem por objetivo a formação de doutores palhaços, que promovem ações de cuidados em saúde por meio de visitas a ambientes hospitalares. Nesta iniciativa, o humor é usado como terapêutica.
Para se tornar um palhaço, os voluntários passam por capacitações, realizadas juntos a profissionais da área da saúde, como psicólogos e enfermeiros, e Clowns atuantes em hospitais de todo país.
Em 2024, mais de quatro mil pessoas foram beneficiadas com o projeto, entre pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, e Hospital São José (HSJ), de Arroio do Meio. Já em eventos externos, como atuações nas comunidades, 1465 pessoas foram auxiliadas pelo projeto.