Museu recebe visitas de diferentes partes do mundo

OPINIÃO | Waldemar Richter

Museu recebe visitas de diferentes partes do mundo

É sempre uma honra receber pesquisadores, estudantes e alemães que, aqui conosco, compartilham do prazer de entender a história

Museu recebe visitas de diferentes partes do mundo

Em 2024, ano do bicentenário da imigração alemã no Brasil, o nosso Museu Richter Hof, aqui em Forquetinha, tem se destacado pelo número de visitantes de diferentes partes do mundo.

É sempre uma honra receber pesquisadores, estudantes e alemães que, aqui conosco, compartilham do prazer de entender a história.

Em novembro recebemos a visita de oito alemães de Branderburg, da Alemanha. Ficaram pressionados com o nosso resgate e preservação da cultura e história do município e das famílias. Mostramos a eles o serviço de pesquisa que culminou no lançamento de mais 50 livros de pioneiros alemães que colonizaram Conventos. Também tiveram oportunidade de conhecer a biblioteca, o museu com peças históricas, e todos os espaços em enxaimel, que construímos aqui em nossa propriedade.

Outras nacionalidades se interessam pela história e, recentemente, recebemos também um casal da Suíça, que encontraram uma oportunidade de vivenciar cenários e histórias diferenciadas.

Ainda nesta época, recebemos os descendentes da família Doebber de Ivoti e Porto Alegre. Além da visita ao Museu Richter, aproveitaram para visitar o Parque Temático Christoph Bauer, conhecido por abrigar os evento de Forquetinha e que será palco do encontro da família Doebber nos dias 4 a 6 de abril, de 2025.

Colunista do New York Times visita museu

O colunista do New York Times Seth Kugel e agora Youtuber que mantém o canal “Seu Amigo Gringo”, com dicas de viagens, visitou o nosso museu em novembro. Seth, 54 anos, nascido em Cambrigdge, MA, mora atualmente em São Paulo, e é um jornalista conhecido pro publicar conteúdo com base no que os turistas podem esperar ao visitar determinados locais.

Além do museu, o jornalista visitou Teutônia, Imigrante, Westfália, Forquetinha e Lajeado para fazer uma reportagem sobre a cultura e turismo na região. Também esteve na Expovale, onde acompanhou a apresentação cultural do município de Westfáliae do grupo de amigos do Sapato de Pau, coordenado por Lucildo Ahlert. Seu canal Amigo Gringo oferece uma visão única das relações entre brasileiros e americanos.

Por dentro do O Richter Hof

O Richter Hof é parque histórico construído dentro de nossa propriedade particular em Forquetinha e representa a saga dos imigrantes alemães no Vale do Taquari. O parque é um centro de preservação da memória e educação histórica. O local, distante a 20 quilômetros de Lajeado, oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar em um passado repleto de histórias centenárias. A entrada é gratuita.

Ciclistas de todo Brasil

Em novembro, recebemos no Richter Hof, dezenas de ciclistas visitaram a nossa propriedade. Chegaram sempre em pequenos grupos, oriundos de várias partes do Brasil. O Richter Hof foi um dos pontos de destaques do roteiro dos ciclistas, que apreciaram as particularidades, as informações históricas e as ferramentas que encontraram dentro do museu.

Acompanhe
nossas
redes sociais