Empresa inicia construção dos pilares na ponte da ERS-130

LAJEADO - ARROIO DO MEIO

Empresa inicia construção dos pilares na ponte da ERS-130

Ao todo, serão cinco blocos com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado

Empresa inicia construção dos pilares na ponte da ERS-130
Foto: divulgação

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciou a construção dos pilares do blocos de fundação da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Após a conclusão da concretagem do segundo bloco de fundação, as equipes constroem os pilares que darão sustentação à nova estrutura – essenciais para a estabilidade da ponte. Ao todo, serão cinco blocos com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado.

Enquanto os trabalhos no segundo bloco avançam, as equipes executam a construção dos próximos. No lado de Lajeado, a montagem do terceiro bloco está em fase final, e no lado de Arroio do Meio, a montagem do quarto e do quinto bloco também está em andamento. Essas etapas são cruciais para garantir a continuidade das obras e o cumprimento do cronograma.

Paralelamente às atividades nos blocos de fundação, o parque fabril segue com a produção das vigas e lajes pré-moldadas. Essas peças são fundamentais para a montagem da estrutura da ponte.

Foto: divulgação

Construção do aterro de nivelamento da ERS-130

No final de novembro, a EGR promoveu o início da construção do nivelamento da ERS-130 com a nova ponte, entre Lajeado e Arroio do Meio. O projeto prevê a construção de um aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio. As obras diariamente seguem em andamento, enquanto os demais serviços continuam sendo executados. O custo dos trabalhos será de R$ 8,3 milhões.

A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiado com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.

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