Área de preservação permanente e um dos maiores patrimônios naturais da região, o Jardim Botânico de Lajeado expande seus limites e se consolida como um dos principais do Rio Grande do Sul. Fruto de uma parceria bem-sucedida entre o governo municipal, a Imojel Construtora e Incorporadora e a Certel.
Ao todo, são 4,3 hectares de área verde anexados ao Jardim Botânico, que passa a totalizar 32 hectares. Uma ampliação de 25% do local, um dos principais pontos turísticos da cidade e cada vez mais valorizado. A cerimônia que oficializou a doação ocorreu na manhã de ontem, no bairro Montanha, em espaço montado ao lado de uma trilha que dá acesso à área.
O terreno doado pela Imojel fica em uma extensa área interna entre a avenida Benjamin Constant e a rua Carlos Spohr Filho e amplia a faixa de preservação do município em uma região densamente urbanizada e em crescimento. Juntos, os bairros do entorno somam mais de 10 mil habitantes, superior a população da maioria das cidades do Vale.
Segundo o diretor da Imojel, Paulo Pohl, a iniciativa de doar o terreno vai de encontro com a premissa de integrar preservação ambiental e desenvolvimento urbano, trazendo qualidade de vida ao coletivo. “Não é apenas um compromisso com a preservação da biodiversidade local, mas também um passo na construção de um legado ambiental e educacional para as futuras gerações”, frisa.
Longas tratativas
As tratativas que envolvem governo de Lajeado, Imojel e Certel não são recentes. Tudo começou em 2020, com o interesse da construtora em fazer um loteamento ao lado do Jardim Botânico. Como não foi possível avançar com o investimento, se buscou uma construção coletiva para a destinação da área. O Ministério Público teve papel importante nas conversas.
“Deixamos para a cidade e para o Jardim Botânico uma área com ganho ambiental, num momento importante que vive o bairro. Nos sentimos orgulhosos em poder participar disso e concretizar o objetivo de tanta gente nossa, de entregar à comunidade esse legado”, ressalta Pohl.
O prefeito Marcelo Caumo lembrou de todo o processo de construção da parceria e destacou a importância do diálogo para se chegar a uma iniciativa que promove a preservação ambiental e o direito do empreendedor em exercer sua atividade. “Lajeado tem essa característica. O fator tempo e o fator diálogo fazem com que o desfecho seja muito melhor para todos”, comemora.
Visita guiada
Após a cerimônia, foi feita uma visita guiada à área doada pela Imojel ao Jardim Botânico. O trajeto levou os convidados até uma árvore centenária. Segundo o engenheiro florestal Guilherme Reisdorfer, trata-se de uma área em estágio avançado de regeneração. Ou seja, existe há muito tempo no local.
“Então é uma floresta que, em termos de preservação, é uma das mais bem preservadas que a gente tem na área urbana de Lajeado, e eu diria em todo o território do município. Essa grápia é um exemplo de espécies protegidas que temos aqui”, destaca.
Parceria público-privada
- Imojel doa área ao município localizada ao lado do Jardim Botânico, possibilitando uma ampliação de 25% da área verde;
- Em contrapartida, o município cede terreno no bairro Montanha à construtora;
- Esse terreno será trocado com a Certel, permitindo à cooperativa a construção de uma nova sede em Lajeado.