Alunos do Ceat alcançam certificação inédita em proficiência na língua alemã

OPORTUNIDADE NO EXTERIOR

Alunos do Ceat alcançam certificação inédita em proficiência na língua alemã

Aprovação em exame internacional abre portas para universidades na Alemanha e destaca pioneirismo no Vale do Taquari

Alunos do Ceat alcançam certificação inédita em proficiência na língua alemã
Lauren (d) foi aprovada no Studienkolleg da Alemanha, um curso preparatório para estudantes internacionais que desejam ingressar em universidades alemãs. (Foto: divulgação)
Lajeado

Três estudantes do ensino médio do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) conquistaram um feito inédito para a região dos Vales. Após serem aprovados nos exames de proficiência DSD I e DSD II (Deutsches Sprachdiplom), os jovens ganham o certificado de domínio da língua alemã e estão aptos para cursarem universidades na Alemanha.

O DSD I (B1) testa a capacidade do aluno de se expressar sobre temas pessoais, enquanto o DSD II (C1) avalia a fluência e a habilidade de discutir temas complexos e abstratos, sendo pré-requisito para admissão em universidades e Studienkollegs na Alemanha.

A aluna Lauren Giane Gisch obteve a conquista no exame DSD II e foi aprovada no Studienkolleg da Alemanha, um curso preparatório para estudantes internacionais que desejam ingressar em universidades alemãs. Com a aprovação, Lauren recebe o chamado “Fachgebundene Hochschulzugangsberechtigung” (HZB), uma permissão para acessar a graduação no país europeu. Ela foi aprovada para o M-Kurs, relativo à área da saúde, o que lhe possibilita cursar medicina.

Lauren conta que o idioma germânico sempre a acompanhou durante a trajetória escolar e, por isso, optou por continuar os estudos no Ensino Médio. Para ela, ter a oportunidade de fazer a prova do Studienkolleg e ser aprovada, é um reflexo de muito esforço e apoio da escola e da professora, Frau Kussler. “Não estou apenas seguindo para uma faculdade no exterior, mas também traçando uma escolha de vida. O meu entusiasmo é pela realização de um sonho de longa data”, afirma.

Outros dois alunos, Bernardo Marroni Born e Henrique Reschke Moi, também conquistaram a aprovação no exame DSD II C1. Eles estão na 1ª e 2º série do Ensino Médio, ou seja, em fases iniciais de sua formação. Quando chegarem à 3ª série, estarão prontos para prestarem os exames para o Studienkolleg e darem continuidade ao seu processo de preparação para ingressar em universidades no exterior.

Destaque no sul do país

Desde 1989, o Ceat é uma das poucas escolas da região sul do Brasil a oferecer exames que certificam o domínio da língua alemã e que são reconhecidos internacionalmente. Apenas 11 instituições no sul do país oferecem essa certificação, e o Colégio Evangélico Alberto Torres se destaca como uma das poucas escolas do estado a proporcionar esse diferencial aos seus estudantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais