Três estudantes do ensino médio do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) conquistaram um feito inédito para a região dos Vales. Após serem aprovados nos exames de proficiência DSD I e DSD II (Deutsches Sprachdiplom), os jovens ganham o certificado de domínio da língua alemã e estão aptos para cursarem universidades na Alemanha.
O DSD I (B1) testa a capacidade do aluno de se expressar sobre temas pessoais, enquanto o DSD II (C1) avalia a fluência e a habilidade de discutir temas complexos e abstratos, sendo pré-requisito para admissão em universidades e Studienkollegs na Alemanha.
A aluna Lauren Giane Gisch obteve a conquista no exame DSD II e foi aprovada no Studienkolleg da Alemanha, um curso preparatório para estudantes internacionais que desejam ingressar em universidades alemãs. Com a aprovação, Lauren recebe o chamado “Fachgebundene Hochschulzugangsberechtigung” (HZB), uma permissão para acessar a graduação no país europeu. Ela foi aprovada para o M-Kurs, relativo à área da saúde, o que lhe possibilita cursar medicina.
Lauren conta que o idioma germânico sempre a acompanhou durante a trajetória escolar e, por isso, optou por continuar os estudos no Ensino Médio. Para ela, ter a oportunidade de fazer a prova do Studienkolleg e ser aprovada, é um reflexo de muito esforço e apoio da escola e da professora, Frau Kussler. “Não estou apenas seguindo para uma faculdade no exterior, mas também traçando uma escolha de vida. O meu entusiasmo é pela realização de um sonho de longa data”, afirma.
Outros dois alunos, Bernardo Marroni Born e Henrique Reschke Moi, também conquistaram a aprovação no exame DSD II C1. Eles estão na 1ª e 2º série do Ensino Médio, ou seja, em fases iniciais de sua formação. Quando chegarem à 3ª série, estarão prontos para prestarem os exames para o Studienkolleg e darem continuidade ao seu processo de preparação para ingressar em universidades no exterior.
Destaque no sul do país
Desde 1989, o Ceat é uma das poucas escolas da região sul do Brasil a oferecer exames que certificam o domínio da língua alemã e que são reconhecidos internacionalmente. Apenas 11 instituições no sul do país oferecem essa certificação, e o Colégio Evangélico Alberto Torres se destaca como uma das poucas escolas do estado a proporcionar esse diferencial aos seus estudantes.