A conclusão é do Diretor de Saneamento de Erechim, Marcos Pasqualon, convidado recentemente pelo Fórum das Entidades para trazer mais informações sobre a relação deles com a Corsan/Aegea. O agente público da cidade polo da região do Alto Uruguai falou sobre as intermináveis judicializações dos editais de licitação, que impedem o avanço no saneamento básico e desgastam a relação entre a concessionária e a comunidade local. Ele também reforçou um fator básico para a eventual tentativa de licitar o serviço em Lajeado. “Em caso de licitação, a Corsan/Aegea possui uma vantagem implícita sobre os concorrentes”, afirmou Pasqualon. Como justificativa à afirmação, o fato da concessionária “conhecer o terreno” e todas as dores e sabores locais, e também os altos investimentos, projetos e análises realizadas ao longo das últimas décadas. Ou seja, muitos fatores levam a crer que, independente de um aditivo de contrato ou de uma nova licitação por parte do governo de Lajeado, a Corsan/Aegea deve permanecer no município nas próximas décadas.
Atriz lajeadense na série sobre Ayrton Senna
Com diversas participações de destaque em telenovelas da Globo, em filmes e séries nacionais (como a série sobre a tragédia da Boate Kiss), e hoje protagonista da peça teatral “A idade é um sentimento”, a lajeadense Gabriela Munhoz tem grifado o nome na história da arte nacional. Não por menos, ela também integra o elenco do mais recente sucesso da Netflix, o documentário “Senna”, sobre a vida e morte de um dos maiores ídolos esportivos do Brasil. Gabriela atua como assessora da personagem da Xuxa, que na vida real foi uma das namoradas de Ayrton Senna.
Daia Maria quer voltar à presidência da Avat
Vereadora reeleita em Cruzeiro do Sul com 321 votos, Daia Maria (MDB) quer retornar à presidência da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari, a nossa estimada Avat. Para isso, ela já projeta uma chapa para concorrer em 2025 e avisa que os vereadores Luias Wermann (PSD), de Teutônia, e Diego Pretto (PP), de Encantado, serão convidados a participar do grupo.
Mais conforto aos atletas
Vereador reeleito com a maior votação da história, Vavá (MDB) está incomodado com as condições disponibilizadas às centenas (ou seriam milhares?) de atletas e estudantes que utilizam o Centro Esportivo Municipal, o popular “CEM”, para as mais diversas atividades esportivas. Por meio de requerimento na câmara de vereadores, o parlamentar solicita “mais e maiores ventiladores” naquele importante ambiente público criado para o desenvolvimento do caráter das crianças. E certamente o governo municipal vai olhar com ainda mais carinho para o CEM.
Documentos serão eliminados
Um fato curioso. O governo de Lajeado publicou um edital para anunciar a eliminação de documentos de diversas secretarias referentes ao período entre 1987 a 2023. O movimento está em conformidade com os prazos definidos nas Tabelas de Temporalidade de Documentos e aprovada pela Comissão de Avaliação de Documentos. Portanto. E a quem possa interessar, a partir do 30º dia subsequente à data de publicação do edital no Diário Oficial, e se não houver oposição, o Arquivo Público Municipal de Lajeado eliminará 148,18 metros lineares de documentos.
Tiro Curto
- Em Estrela, Elaine Strehl foi eleita ontem para substituir o empresário Rodrigo Tomasi na presidência da Associação Pro-Segurança de Estrela (Aespro). Ela assume no biênio 2025/2026. Elaine também permanece à frente da Empresa Pública de Logística Estrela (Elog).
- Prefeita eleita de Estrela, Carine Schwingel (UB) confirmou alguns secretários: Paulo Sehn na Educação; Marco Wermann na Fazenda; Mariel Klafke no Desenvolvimento Econômico; Cristian Eidelwein no Esporte; e Darlã Bellini na Cultura. Os demais serão anunciados hoje e amanhã.
- Quem também vai divulgar o nome de secretários nesta quinta-feira é o prefeito eleito de Teutônia, Renato Altmann (PSD). O anúncio será por meio de coletiva de imprensa, agendada para às 9h, no auditório 1 da CIC/Teutônia.
- Hoje ocorre audiência pública convocada pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Lajeado (Seplan) para debater mudanças no Plano Diretor. O encontro ocorre das 15h às 18h, na câmara de vereadores, e será aberta à comunidade.
- Vereadora de Lajeado Ana da Apama (MDB) apresenta projeto que proíbe participação em licitações e celebração com o poder público municipal para contratos de obras, serviços, compras, alienações e locações por empresas que não tenham cumprido, injustificadamente, com contratos anteriores, ativos ou inativos.
- Ana da Apama (MDB) também apresenta projeto para incluir, no Código de Posturas do município, uma regra que proíbe a criação de abelhas com ferrão no perímetro urbano.
Justiça arquiva processo sobre pintura do comitê
Ontem escrevi neste espaço sobre a angústia de agentes públicos frente a um possível processo de cassação da candidatura de Gláucia Schumacher. E nessa mesma quarta-feira o juiz eleitoral Rodrigo Bortolli se manifestou pelo arquivamento do comprovado caso envolvendo o uso de um servidor público – em horário comercial – na pintura do comitê eleitoral da representante do PP. Para o juiz, o fato emsi – denunciado pelo Ministério Público – “não apresenta gravidade capaz de impactar o resultado do pleito”. Uma decisão compreensível. Entretanto, o fato flagrado com imagens precisa, de alguma forma, servir de lição para que tal abuso de poder político não se repita na próxima eleição. Não podemos, sob hipótese alguma, normalizar o mau uso da máquina pública.