Parceria entre Imojel, Certel e Lajeado garante preservação

JARDIM BOTÂNICO

Parceria entre Imojel, Certel e Lajeado garante preservação

Cerimônia nesta quinta-feira marcou consolidação de parceria entre Imojel e município. Com ampliação de 25%, parque verde soma 32 hectares, se tornando um dos maiores do RS

Parceria entre Imojel, Certel e Lajeado garante preservação
Visita guiada levou convidados ao contato com a natureza. (Foto: Felipe Neitzke)

Símbolo da preservação ambiental no Vale do Taquari e perto de completar 30 anos de existência, o Jardim Botânico de Lajeado será ampliado em 25%, a partir de uma doação de área de 4,3 hectares, pertencente à Imojel Construtora e Incorporadora.

A destinação foi oficializada em cerimônia nesta quinta-feira, 5. Ao todo, somada a outras áreas previamente doadas ao município, a contribuição da Imojel com a expansão do Jardim Botânico chega a 6,5 hectares. Com isso, a área verde passa a totalizar 32 hectares.

Trata-se de uma parceria público-privada (PPP), que envolve a troca de terrenos entre Imojel, município e a Certel. A administração vai ceder um terreno no bairro Montanha à construtora. Este será trocado com a cooperativa, que vai construir uma nova sede na região, favorecendo diretamente os bairros do entorno e cidades vizinhas.

A iniciativa, segundo o diretor da Imojel, Paulo Pohl, veio do desejo de integrar a preservação ambiental ao desenvolvimento urbano de Lajeado. Ele lembra que a posição da empresa vai ao encontro da legislação que regula a criação de loteamentos e orienta a doação de 15% da área total de cada empreendimento para áreas públicas.

“Poderíamos ter doado em outros locais, mas concentramos essas áreas próximas ao Jardim Botânico para oferecer um ganho ambiental significativo para a cidade. Contribuir para a preservação de uma vegetação em estágio avançado de regeneração em um bairro urbanizado é criar um oásis no coração da cidade. Era uma oportunidade única”, explica.

Equilíbrio com a urbanização

O terreno doado pela Imojel está localizado em uma área interna entre a avenida Benjamin Constant e a rua Carlos Spohr Filho e amplia a faixa de preservação do município em uma região densamente urbanizada e em crescimento, abrangendo também os bairros Moinhos d’Água e Bom Pastor.

“Este movimento não é apenas um compromisso com a preservação da biodiversidade local, mas também um passo na construção de um legado ambiental e educacional para as futuras gerações. Queremos um crescimento sustentável e responsável de Lajeado”, pondera Pohl.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais