Obra retrata uma nova visão sobre a chegada dos alemães em Lajeado

Lançamento literário

Obra retrata uma nova visão sobre a chegada dos alemães em Lajeado

Livro 'Unsere Heimat - O nosso lugar' foi escrito pelos pesquisadores Deolí Gräff e Lucildo Ahlert. Solenidade realizada nesta quinta-feira, 5, marcou o lançamento da publicação

Obra retrata uma nova visão sobre a chegada dos alemães em Lajeado
Fotos: Jéssica Mallmann
Lajeado

Após quatro anos de pesquisa, os escritores Deolí Gräff e Lucildo Ahlert lançaram o livro “Unsere Heimat – O nosso lugar”. A obra foi apresentada para a comunidade na noite desta quinta-feira, 5, e ganhou destaque por retratar um novo olhar sobre a imigração alemã em Lajeado e no Vale do Taquari. Autoridades e comunidade estiveram presentes no Salão Troller do Parque Histórico para acompanhar o lançamento.

“Escrever este livro foi um grande desafio, porque exigiu muita pesquisa e estudo. Nosso objetivo era recontar a história da colonização alemã em Lajeado e no Vale do Taquari”, afirma Deolí.

A obra, que tem mentoria do empresário Paulo Pohl, reconta a história de Antônio Fialho de Vargas, considerado fundador do município. No entanto, segundo os autores, as pesquisas mostraram que, antes de sua chegada à região, outras etnias já haviam se estabelecido. Fato que altera a perspectiva sobre a história de fundação de Lajeado.

Escritores Deolí Graff (e) e Lucildo Ahlert (d). (Foto: Jéssica R. Mallmann

“Na obra, trabalhamos essa questão, uma Lajeado até 1850, antes da vinda dos imigrantes, e há vários capítulos sobre a questão após 1850, quando começa a se instalar uma colonização privada de Antônio Fialho de Vargas”, destaca Lucildo. “É uma obra bem ampla que fala desde a chegada até o momento atual”.

A obra

As primeiras reuniões para construção do livro começaram ainda em 2015, quando foi definida a abordagem da narrativa. Entre as muitas fontes consultadas por Deolí e Lucildo consta o arquivo da Câmara de Vereadores de Taquari, visitas a arquivos históricos e entrevistas com pessoas para ouvir relatos sobre a forma de agir do Antônio Fialho de Vargas.

O livro tem editoração e impressão dos profissionais em comunicação gráfica Edemilson Severo e Carlo Manfroi.

Acompanhe
nossas
redes sociais