Lajeado apresenta Centro de Comando Integrado

SEGURANÇA PÚBLICA

Lajeado apresenta Centro de Comando Integrado

Inauguração ocorreu no fim da manhã de hoje. Complexo tem capacidade de receber o cercamento eletrônico regional

Lajeado apresenta Centro de Comando Integrado
Autoridades do Estado, do município e líderes regionais estiveram no ato de inauguração no 22º Batalhão da Brigada Militar (foto: Filipe Faleiro)
Lajeado

Foi inaugurado no fim da manhã de hoje o Centro Integrado de Comando e Controle, localizado junto ao 22º Batalhão da Brigada Militar em Lajeado. A cerimônia contou com a presença de autoridades do Estado, da região e de agentes públicos do município.

O projeto, financiado pela Associação Pró-Segurança Pública (Alsepro), Ministério Público do Trabalho (MPT), administração de Lajeado e demais municípios integrados, visa centralizar as operações de segurança, oferecendo monitoramento 24 horas por dia em 18 dos 28 bairros da cidade.

Conforme o tenente-coronel Samarone Teixeira Zappe, comandante do 22º Batalhão, a unidade conta com 91 câmeras de alta definição, cujas imagens são transmitidas para dez monitores de 55 polegadas e um computador, com capacidade de armazenamento de até 30 dias.

O comandante destaca a importância do centro para a melhoria do sistema de monitoramento, proporcionando ferramentas modernas tanto para prevenção quanto para coleta de provas em casos de delitos. “Temos uma informação em tempo real de cada ponto monitorado, dando rapidez e assertividade nas condutas de segurança”, afirma.

O prédio, com 455 metros quadrados de área construída, abriga garagem, sala de monitoramento, operação de rádio e comunicação, alojamento, auditório e espaço para o Pelotão de Operações Especiais.

A inauguração do centro representa um grande passo na regionalização da segurança pública, afirma o secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Locatelli. “O sistema de monitoramento tem potencial de contribuir para a redução do tempo de resposta em ocorrências e para a otimização da gestão organizacional e do uso dos recursos humanos na segurança pública”, realça.

Benefícios da tecnologia na segurança

  • Trazer mais precisão e velocidade para operações policiais.
  • Proporcionar ações pontuais em áreas mapeadas.
  • Estratégias e planejamento de segurança para grandes eventos e catástrofes.
  • Redução do tempo de resposta para atendimento de ocorrências.
  • Informações integradas com todos os órgãos de segurança.
  • Otimizar a gestão organizacional e o uso dos recursos humanos.

Acompanhe
nossas
redes sociais