Estudantes do Ensino Médio participam de oficinas de Biotecnologia

NA UNIVATES

Estudantes do Ensino Médio participam de oficinas de Biotecnologia

Experiências aconteceram durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes do Ensino Médio participam de oficinas de Biotecnologia
Estudantes do Ensino Médio participam de oficinas de Biotecnologia na Univates. - Crédito: Divulgação Univates
Lajeado

Descobrir como a Ciência transforma o mundo é uma experiência única para quem está se preparando para o futuro. Na Universidade do Vale do Taquari – Univates, essa oportunidade se concretiza anualmente nas Oficinas de Biotecnologia para o Ensino Médio, promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) com o apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Realizadas entre 15 e 18 de outubro de 2024, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as atividades aproximaram 430 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas dos Vales do Taquari (Lajeado, Arroio do Meio, Encantado, Teutônia, Westfália e Estrela) e Rio Pardo (Venâncio Aires) de possibilidades oferecidas pela área de Biotecnologia.

“As oficinas de Biotecnologia são ferramentas que promovem o aprendizado prático e integrado. Elas ajudam a aproximar a ciência da realidade, estimular o interesse em carreiras científicas e conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e da inovação”, explica Gabriela Kaufmann, biomédica, doutoranda do PPGBiotec e uma das organizadoras das atividades.

Foram realizadas 28 oficinas sobre temas trabalhados no PPGBiotec (clique aqui <https://www.univates.br/ppgbiotec/linhas-de-pesquisa> para conhecer as áreas de concentração e linhas de pesquisa dos programas de mestrado e doutorado). Os estudantes puderam utilizar a estrutura de laboratórios da Univates para realizar experimentos, vivenciando de perto o processo científico.

“A Biotecnologia busca alternativas para a resolução de problemas regionais e globais. As pesquisas dos professores do PPGBiotec são focadas nessas questões, e elas se tornam o centro das discussões nas oficinas realizadas com os estudantes do Ensino Médio”, comenta Gabriela.

Saiba mais sobre o PPGBiotec

Por meio das linhas de pesquisa “Biotecnologia Alimentar”, “Biotecnologia Ambiental” e “Biotecnologia em Saúde”, o PPGBiotec busca potencializar e desenvolver tecnologicamente as cadeias produtivas de matérias-primas, incentivar estratégias de prevenção ou remediação de problemas ambientais e favorecer os avanços na área da saúde.

O PPGBiotec tem como objetivo formar pesquisadores qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais