Encantado tem obtido resultados importantes na área de segurança pública, fruto de uma gestão integrada que envolve diferentes níveis do poder público e forças de segurança. As iniciativas, que abrangem investimentos em infraestrutura urbana e tecnológica, têm contribuído para a redução dos índices de criminalidade e fortalecimento da sensação de segurança na comunidade.
Conforme dados do sistema Gestão Estatística em Segurança (GESeg), do governo do Estado, os números tiveram uma queda de 70% em comparação ao ano anterior no indicador de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que consideram os homicídios, feminicídios e latrocínios. Foram duas ocorrências em 2024, contra sete em 2023. É o menor nível desde 2015 (veja gráfico). Os dados apurados no mês de novembro desse ano também apontam diminuição de 33% em roubo a pedestre, 100% em roubo de veículo e 54% em furto/arrombamento a residência.
De acordo com o comandante da 2ª CIA do 22º BPM, capitão Guilherme Caneppele, esse avanço na segurança se deve a ações e operações desenvolvidas com o apoio da ferramenta de gestão do GESeg, utilizando-se do mapa de calor que indica onde acontece o maior número de ocorrências, com a manobra de efetivo e ações pontuais, além da integração entre os órgãos da segurança pública com iniciativas integradas. “Apesar do déficit efetivo ainda ser grande, a Brigada Militar consegue desenvolver seus trabalhos com o apoio do sistema e de uma ação com base em números e estatísticas”, explica. “A redução de 60% em homicídio, por exemplo, significa que tivemos dois até o momento, no acumulado de 2024. Ao passo que no ano passado nós tivemos cinco homicídios. É um dado expressivo e por isso que está sendo comemorado”.
Relacionado a essa diminuição ganha destaque também a integração em conjunto da própria Brigada com outras forças, como a Polícia Civil e o poder judiciário. “A partir do momento em que alguma anomalia ou ocorrência é detectada, fazemos a nossa ação de polícia extensiva. Tentamos fazer a prevenção ou a repressão com a prisão em flagrante e, quando não é possível, visamos colher elementos para compartilhar com a Polícia Civil para ser feita alguma operação, algum comprimento de mandato, prisão preventiva. São essas ações e operações integradas que fazemos com os outros órgãos de segurança, especialmente a Polícia Civil”, salienta Caneppele.
O delegado Alex Assmann acrescenta que a instituição trabalha com o índice de CVLI, pelo fato desse tipo de critério ser utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para qualificar os países e os Estados em violentos ou não. “O homicídio tem que ser prioridade de investigação, porque o bem mais precioso é a vida. Sem a vida não tem nada, então o crime letal intencional, tirar a vida de alguém, tem que ser a prioridade da polícia”, destaca o delegado.
Iluminação pública
O governo de Encantado tem investido em projetos para contribuir com a segurança da população. Desde o ano passado, 2.314 luminárias de LED foram instaladas pela cidade. A iniciativa contemplou mais de 50% da cobertura total do município. “Favorece não somente os moradores, mas também os turistas que tem visitado Encantado com frequência”, comenta o prefeito Jonas Calvi.
A educação também é vista pelo gestor como uma alternativa importante para diminuir a criminalidade. “Temos buscado melhorar o ensino, impactando positivamente na formação das crianças e na capacitação dos cidadãos. Essas ações contribuem diretamente para a redução da criminalidade ao promover oportunidades e cidadania”, acrescenta Calvi, que considera o projeto do videomonitoramento o primeiro passo para a prevenção e o suporte às investigações da polícia. “Com essas ações, estamos não só garantindo um ambiente mais seguro para os moradores, mas também fortalecendo nossa cidade como destino turístico, já que a segurança é um fator essencial para quem nos visita”, conclui.
Reforço no armamento
A Brigada Militar de Encantado recebeu recentemente quatro fuzis calibre 5,56. Os armamentos foram adquiridos por meio de uma campanha comunitária organizada pelo Consepro. O presidente da entidade destaca que a entrega das armas busca dar um suporte a mais à BM. “Como respiramos turismo hoje em dia, esses armamentos vêm para gerar mais segurança para a população local e da região”, enfatiza.
Instalação de câmeras
O sistema de videomonitoramento, implementado em 2017 e atualmente em expansão, desempenha um papel importante na prevenção de crimes e na identificação de suspeitos. Segundo o presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), Robison Gonzatti, as câmeras não apenas monitoram pontos estratégicos do município, mas também operam como cercamento eletrônico, capturando placas de veículos em entradas e saídas da cidade. “Essas ferramentas permitem que a Brigada Militar identifique rapidamente veículos suspeitos, resultando em apreensões e na prevenção de crimes”, explica Gonzatti.
Um dos novos investimentos para o reforço da segurança de Encantado está sendo a instalação das câmeras leitoras de placa veiculares. Os equipamentos já foram posicionados nas proximidades da empresa Guinchos Fávero, no Bairro Jacarezinho, no cruzamento dos acessos à Linha Cedro e ao município de Capitão, e no acesso ao Complexo do Cristo Protetor, próximo ao Boulevard Encantado. “As câmeras leitoras de placa foram colocadas em locais estratégicos, sendo que este estudo foi feito com a Brigada Militar, para termos o cercamento eletrônico em nosso município”, relata o presidente.
Gonzatti também destaca a instalação de 13 novas câmeras no município. Entre os locais estão o Trevo Peteba, a estrada da subida da Lagoa da Garibaldi, o trevo de acesso ao Cristo Protetor, as proximidades da Casa Le Chiave e a estrada da Linha Cedro.