A Escola do Sesi de Lajeado, localizada na Avenida Amazonas, se destaca por sua proposta educacional inovadora e abrangente, oferecendo uma educação integral e voltada para o mercado de trabalho. A unidade, que atende crianças a partir dos 6 anos e não possui limite de idade, tem como missão formar cidadãos preparados para as exigências do mundo profissional, com foco em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Em 2025, as aulas começam no dia 10 de fevereiro, com 120 alunos ingressando no ensino médio. Até 2027, a escola contará com 360 alunos matriculados. Além das aulas regulares, a unidade oferece um contraturno tecnológico, voltado para filhos de trabalhadores e a comunidade em geral, com idades entre 6 e 14 anos. O programa busca estimular o protagonismo e o pensamento crítico das crianças por meio de atividades inovadoras.
A Escola do Sesi também oferece aos alunos a oportunidade de se iniciarem nas artes, com cursos de música e aprimoramento de habilidades, voltados para crianças e jovens de 6 a 17 anos. No turno da noite, são atendidos 600 alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que buscam concluir o ensino fundamental ou médio, com direito a gratuidade para trabalhadores da indústria e seus dependentes.
Com uma carga horária superior à de outras escolas, o currículo da unidade é estruturado com base em metodologias educacionais de escolas internacionais, adaptadas à realidade local. “As disciplinas são interligadas pela inovação e o uso de tecnologia, com destaque para a parceria com o Senai. A partir do segundo ano, os alunos do Sesi começam a realizar um curso técnico integrado ao ensino médio. O primeiro curso técnico, que será oferecido a partir de 2026, é o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, ressalta Rosimeri Fuchina, diretora do Sesi Lajeado.
As turmas do ensino médio, com foco na formação para o mercado de trabalho, têm início no primeiro ano e seguem até o terceiro. “O processo educacional é planejado para proporcionar aos alunos uma formação completa e integrada, focada nas competências exigidas pelas indústrias e setores produtivos”, afirma o coordenador pedagógico, Adriano Inéia.
Edital
O processo seletivo para o ano de 2025 está com inscrições abertas até esta quinta-feira, 5. Alunos concluintes do nono ano de qualquer município do Vale do Taquari podem participar, sendo que as vagas são destinadas também a filhos de trabalhadores da indústria e da construção civil, com bolsas de 100%, 60% e 20% para esses setores. “Para quem não tem vínculo com essas áreas, a mensalidade do turno integral é de aproximadamente R$ 1,2 mil”.
O processo seletivo inclui provas de matemática, língua portuguesa e redação, seguidas de uma entrevista com o aluno. Após a aprovação, as famílias são convocadas para a matrícula.
Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo WhatsApp nos números (51) 3710-6110 ou (51) 99444-0742. O edital para o processo seletivo está disponível e pode ser acessado para detalhes adicionais.
Com a proposta de formar profissionais altamente capacitados e cidadãos preparados para os desafios do mundo do trabalho, o Sesi Lajeado se firma como uma referência educacional na região.
Acompanhe a entrevista na íntegra