Com poucos detalhes ainda pendentes pela frente, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deve, enfim, se mudar para a nova sede, construída às margens da ERS-130. O processo de mudança teve início neste começo de mês. A expectativa é de que os servidores já comecem a atuar no local ainda em dezembro.
O imóvel, localizado no bairro Campestre, está dentro da área que abrigava a sede campestre da autarquia. A construção, iniciada em 2022, foi concluída ano passado. No entanto, divergências entre o governo municipal e a superintendência regional, bem como as enchentes de setembro de 2023 e maio deste ano travaram o processo.
Desde o fim do ano passado, a partir de intermediação do Ministério Público, a direção estadual passou a responder pela mudança. Em nota encaminhada à reportagem, a assessoria de comunicação do Daer confirma a ida para a nova sede ainda em 2024, bem como o que ainda resta a ser feito no local.
“A mudança já começou a ser feita. Para que o Daer se instale na nova sede, falta a instalação de telefone e internet”, informa a autarquia. Essas instalações ficarão a cargo do próprio departamento. O imóvel já conta com luz e água e tem vigilância terceirizada 24 horas por dia. Um servidor também foi designado para auxiliar no local.
Acesso ao local
A entrada na futura sede do Daer se dá por uma via lateral à ERS-130, de quem trafega pela rodovia no sentido Arroio do Meio/Lajeado, ou pelas ruas João Goulart e Juscelino Kubitschek, para quem vem dos bairros Santo André e São Cristóvão.
Entre o portão e o imóvel, há um trajeto que o Daer pretende pavimentar para melhorar a trafegabilidade dos veículos que chegam e saem, tanto dos automóveis particulares dos servidores quanto das máquinas que são utilizadas nas obras pela região.
Hoje, a Superintendência Regional conta com cerca de 30 profissionais que atendem 47 cidades e mais de 600 quilômetros de rodovias. No auge da atuação no Vale, na década de 1970, a autarquia chegou a ter 375 servidores na ativa.
Área valiosa
Na última quinta-feira, o prefeito Marcelo Caumo aproveitou a visita do secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, para pedir agilidade na mudança do Daer à nova sede. Ele inclusive levou o representante do alto escalão gaúcho para visitar o local.
Segundo Caumo, todos os serviços solicitados pelo Estado ao município já foram executados, como a destinação de um vigia para cuidar do local. “Acredito que início da semana que vem ocorra a troca de chaves”, salienta, ao se referir também à sede atual do Daer, que ficará sob posse do município.
Quanto aos planos para o valioso imóvel localizado no Centro, o prefeito frisa que será assunto para a próxima gestão, mas relata que intenção do município é colocá-lo à venda. “A iniciativa privada ocupa, faz o seu investimento e, ao invés de indenizar o município, como contrapartida, constrói uma escola, um posto de saúde em outra região da cidade”.