“A maior honra que um cidadão pode receber do seu município”, declara o engenheiro cívil e mestre em administração, João Gravina ao falar sobre o título. Ele divide a conquista com sua família e com os membros do Hospital Bruno Born (HBB), sua empresa. “É somente com a compreensão deles que pude ter disponibilidade para realizar tantas ações”, afirma.
Natural de Lajeado, Gravina explica que ficou distante da cidade apenas durante a conclusão do ensino médio e da graduação em Engenharia Civil. Porém, retornou imediatamente após a conclusão da graduação. “Eu sou lajeadense e escolhi Lajeado para ser meu endereço.”
Além de engenheiro civil, Gravina possui especialização em marketing e mestrado em administração. Foi durante o mestrado que se tornou professor na Univates, inicialmente nos cursos de finanças. Posteriormente, ajudou a montar o curso de Engenharia Civil na instituição, onde, após a conclusão, assumiu a coordenação.
Com forte atuação no município, Gravina foi presidente do Hospital Bruno Born durante oito anos, período em que promoveu grandes avanços na casa de saúde, como a criação do Centro de Reprodução, o aumento da capacidade da oncologia e a construção de um novo bloco cirúrgico. Ele se orgulha da instituição. “Temos relacionamentos com hospitais de todo o país, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês. Somos reconhecidos no Brasil e, desde 2022, estamos na lista dos 100 melhores hospitais do país.”