Debater estratégias sobre a mobilidade urbana de Lajeado em situações de crise foi tema de um Workshop na manhã desta quarta-feira, 4, no Laboratório de Inovação de Lajeado (Labilá).
O encontro reuniu integrantes da defesa civil e guarda municipal, departamentos que coordenam o fluxo em vias municipais e o bloqueio de ruas para garantir a segurança especialmente em episódios de cheia.
O treinamento faz parte das ações do programa Inova Servidor, que fomenta o desenvolvimento de ações voltadas a melhorar situações em diferentes áreas da cidade. ”A ideia é que desta conversa saiam as diretrizes para cada cota e as consequências em termos de trabalho, número de profissionais a serem demandados e demais ações”, estabelece o diretor de Inovação de Lajeado, Cristiano Zanin.
Com 27 anos de atuação no departamento de trânsito e responsável por ministrar o Workshop, Bráulio Jaeger, elege os chamados “curiosos” como um desafio nos momentos de crise. “Uma das maiores preocupações são oa turistas de enchente. Essa circulação tumultua e dificulta o desenvolvimento de ações efetivas.
O secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, enaltece a iniciativa dos servidores na proposição de ideias. “O Jaeger tem 27 anos de atuação no trânsito, conhecem as dificuldades dela cidade e os pontos que complicam primeiro nas enchentes.”
O debate desta quarta-feira também serve de base para uma simulação com a participação de demais forças de segurança, como a Brigada Militar (BM) e Corpo de Bombeiros. No dia 13 de dezembro, o Labilá sedia a apresentação de todos os projetos do programa Inova Servidor.