Mais atenção para a educação, por favor. É essencial que os prefeitos eleitos e reeleitos façam escolhas criteriosas para os cargos de secretários municipais de educação. Esses profissionais devem ter condições de promover um trabalho sólido na base municipal e buscar mais investimentos do estado para fortalecer a rede estadual. Os números do Índice Municipal de Educação do Rio Grande do Sul (divulgados pelo jornal A Hora) acendem um alerta no Vale. Com o IBED se aproximando no próximo ano, é imprescindível que todos trabalhem para reverter essa situação e garantir uma educação de qualidade para nossos jovens.
Revigorante
Na última semana, os alunos do Projeto Rumo visitaram a Vovolar, uma instituição que há anos acolhe pessoas idosas, muitas delas com dificuldades de locomoção. A experiência foi não apenas enriquecedora, mas também inspiradora para os jovens que participaram. Trocar his tórias e oferecer momentos de atenção e carinho às pessoas que, em sua “plena juventude” dos 80 ou 90 anos, valorizam cada conversa e cada
visita como um presente, é energizante. A Vovolar, reconhecida pelo belíssimo trabalho que realiza, conta com uma equipe dedicada e com a ajuda de parceiros e voluntários para manter suas atividades e oferecer qualidade de vida aos moradores.
Chover no molhado
Falar das condições deploráveis do trecho entre Colinas e Roca Sales, a RS-129, é “chover no molhado”. Mas necessário. Os motoristas que precisam trafegar pelas estradas não asfaltadas na região têm enfrentado uma verdadeira prova de resistência. No último final de semana, tive a experiência de passar pela estrada que liga Colinas à Roca, pela Comunidade de Fazenda Lohmann, revelando a gravidade da situação: buracos, poeira e falta de manutenção que tornam o percurso quase intransitável. A situação é semelhante no trajeto da Ponte do Exército, em Lajeado, que conecta o bairro Olarias até a ponte. Também não asfaltado, o percurso apresenta desafios diários, especialmente para os caminhoneiros que, sem alternativas viáveis, sofrem com os prejuízos e a lentidão gerados pelas condições deploráveis. Tenho pena dos motoristas que precisam passar por esses locais todos os dias.
Deveria ser obrigatório
Só eu que acho que os médicos deveriam aprender, ainda na faculdade, a importância de respeitar o horário das consultas? Pacientes também têm compromissos e vidas que não podem ser colocadas em espera.
Engolir sapos
Eleita prefeita, Gláucia Schumacher terá que enfrentar não só as demandas do município, mas também aprender a lidar com os desafios políticos dentro de seu próprio grupo. Entre eles, a difícil arte de engolir sapos e gerenciar reclamações internas, que já começam a aparecer. Governar é também saber equilibrar interesses e manter a harmonia entre aliados.
Posses definidas
Em Lajeado, a posse dos novos eleitos ocorre no dia 30, no final da tarde (horário mais provável, às 18h30). No mesmo dia, às 17h, ocorrerá a posse dos eleitos de Teutônia. No dia 31, de manhã, às 8h30, tem a posse de Estrela e às 17h, os de Arroio do Meio. Em Encantado, a posse dos novos governantes ocorre no dia 1º, às 10h.