O projeto de uma ponte elevada na BR-386, sobre as atuais pontes do Rio Taquari e do Arroio Boa Vista, será apresentado aos líderes regionais nos próximos dias. O grupo de empresários responsável pelo projeto está em contato com o empresário Nilto Scapin, Diretor de Infraestrutura da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT). Orçado em aproximadamente R$ 120 milhões, a proposta prevê novas vias em ambos os sentidos e cinco metros mais altas em relação ao traçado original da rodovia federal, no trecho entre a passarela do bairro Hidráulica, em Lajeado, e a fachada do Atacadão, em Estrela.
Vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB) já recebeu o projeto, com um pedido para incluir a obra nos investimentos do bilionário Fundo de Reconstrução do RS. Mas, e antes de tudo, é preciso que o Vale “compre” a ideia. E por isso a importância de compartilhar e debater a ideia com líderes e entidades regionais.
Terreno espinhoso à Corsan/Aegea
Além de enfrentar os recentes e coerentes questionamentos do Fórum das Entidades, a Corsan/Aegea precisa se preparar para um duro embate com os moradores de áreas abastecidas pelas chamadas “associações de água”. Especialmente no Bairro São Bento e proximidades. Por isso a importância de realizarmos mais audiências públicas antes de qualquer decisão ou assinatura de aditivo de contrato. Acima de tudo, é preciso democratizar as informações. Doa a quem doer.
Afinal, é permitido usar a máquina pública nas eleições?
Essa é a provocação do promotor de justiça Carlos Fiorioli por meio da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aire) encaminhada ao judiciário, e que coloca em dúvida a plena lisura da campanha vitoriosa do PP em Lajeado. O caso já é público e notório, e se refere à pintura do comitê da então candidata Gláucia Schumacher (PP), eleita prefeita com 21.535 mil votos. De acordo com a análise do Ministério Público, após denúncia encaminhada por representantes do Partido dos Trabalhadores (PT), restou comprovado que um servidor público auxiliou de forma direta – e durante o horário de serviço – no referido serviço de pintura. E isso configuraria abuso de poder político que, entre outras sanções, também pode gerar a cassação da chapa vencedora. A ação chegou ao judiciário no dia 14 de novembro e, desde então, os interessados – e também o promotor de justiça, claro – aguardam um posicionamento por parte do juiz eleitoral Rodrigo Bortoli.
Uma ponte antes do Natal
A construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, entre o Boa União e o São José, em Estrela, está na reta final de conclusão. A obra iniciou em abril de 2023 e a meta agora é concluir a estrutura de concreto (e agora com duas vias) até o dia 15 de dezembro de 2024. Ou seja, e se tudo ocorrer conforme o planejado, a nova travessia fica pronta antes do Natal. Será um avanço e tanto para as duas comunidades, e também aos moradores (e visitantes) de Colinas e cidades vizinhas. Além de desafogar um pouco o tráfego de veículos da BR-386. Demorou um pouco, é bem verdade. Mas é preciso considerar os recentes e trágicos eventos extremos que impactaram diretamente a obra.
TIRO CURTO
- A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) realiza encontro hoje, a partir das 19h, no Solar dos Lagos, em Cruzeiro do Sul. E na segunda-feira passada os prefeitos da Amvat se reuniram no topo do edifício 300, em Lajeado, para um jantar de confraternização no restaurante Pê05.
- Na câmara de Lajeado, moradores da Rua Romeu Júlio Scherer, no bairro Olarias, foram até a câmara protestar por qualidade de vida. Eles não aguentam mais os impactos do intenso tráfego de veículos que utilizam a ponte do exército. Lembrando que a EGR prometeu melhorias na via.
- Prefeito eleito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert (MDB) tem escolhido pontos comerciais de cenário para a apresentação dos novos secretários. Ontem foi a vez da futura Secretária de Educação, Naiara Regina, anunciada em coletiva nos ambientes do Restaurante Ritts.
- Marcelo Caumo (PP), o atual prefeito de Lajeado, e Gláucia Schumacher (PP), a futura prefeita, participaram de encontro com a CCR Viasul nessa terça-feira. E uma notícia agradou: as obras na ponte sobre o Rio Taquari seguem em “ritmo normal”. E é uma boa notícia porque já estava circulando um boato de que tal estrutura estaria condenada. O que não é verdade, reforço.
- Entretanto, o “ritmo normal” não está a contento. Pelo contrário. Assim como na ponte da ERS-130, a impressão é de que a empresa poderia acelerar o ritmo das obras para antecipar o prazo de liberação, anunciado para março de 2025. E há quem cobre, ao menos, a liberação da pista interditada só para veículos leves.
- Reitora da Univates, Evânia Schneider está em Brasília para uma série de reuniões com as bancadas gaúcha e catarinense, e também com a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. Em pauta, regulamentações, orçamentos e desdobramentos operacionais.