Estratégia adotada para fortalecer as vendas no fim do ano, o horário estendido no comércio local inicia a partir deste sábado, 7. A iniciativa, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado prevê a abertura dos estabelecimentos até as 21h em determinados dias, inclusive nos dois domingos que antecedem o Natal.
Os horários especiais devem ser adotados na maioria das lojas situadas na área central da cidade. A projeção da CDL é de que as vendas de Natal tenham um aumento de pelo menos 10% na comparação com o ano anterior. Um percentual considerado positivo, sobretudo após as dificuldades enfrentadas pela cidade após a enchente de maio.
Conforme a presidente da entidade, Giselda Hahn, os horários estendidos são decididos em comum acordo com o Sindicato dos Comerciários de Lajeado e leva em consideração também os anos anteriores. Como Lajeado enfrentou uma catástrofe este ano, se chegou à ideia de possibilitar um maior período de venda para os lojistas e também de compras para os clientes.
“Definimos que teríamos um horário um pouco mais espichado, como nos domingos, além é claro da semana que antecede o Natal, com a possibilidade de abertura das lojas até as 21h. Com esse horário estendido, nós buscamos oportunizar mais tempo para as pessoas procurarem e escolherem seus presentes, ou compararem preços, com calma e sem correria”, frisa.
Ainda que muitos clientes deixem para comprar presentes “de última hora”, Giselda ressalta que os os lojistas já estão prontos para receber a clientela. “Nos preparamos para isso, com ofertas, uma loja bonita, organizada e bem decorada. A população gosta disso e responde positivamente”.
Dois domingos
Pelo calendário divulgado pela CDL, o comércio local poderá funcionar até as 19h nos próximos três sábados (7, 14 e 21 de dezembro) e também nos dias 16, 17 e 18 – segunda, terça e quarta-feira –, na semana que antecede a data.
Já nos dias 15 e 22, que caem em um domingo, o horário de funcionamento do comércio de Lajeado será das 15h às 21h. Neste dia, a expectativa é de ruas lotadas no Centro, como se tornou tradição. O horário-limite das 21h também vai valer para os dias 19, 20 e 23 (quinta, sexta e segunda-feira).
Por fim, nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e de Ano Novo, as lojas estão autorizadas a funcionar até as 17h. No restante do mês, seguem os horários normais do comércio local, informa a CDL.
Sucesso comercial
Giselda acredita que o comércio de Lajeado vive um bom momento, sentimento reforçado após a Black Friday. A campanha foi considerada um sucesso na cidade, mesmo que muitos clientes optem por compras na internet. Cita que as empresas locais souberam aproveitar a data e ajuda a impulsionar as vendas para o Natal.
“Boa parte das empresas realmente ofertou bons descontos, e os clientes se dirigiram às lojas físicas para analisar. Não temos ainda o balanço completo, mas acredito que algumas lojas tiveram aumento de 8%, 10% ou até mais nas vendas. O movimento na quinta-feira, na sexta e no sábado foi muito grande no comércio local”, pontua.
Alguns segmentos, lembra Giselda, tiveram maior destaque, como os ramos do bazar, vestuário e eletroeletrônicos. “A Black Friday trouxe muitas pessoas até as lojas, e isso é um movimento que vai de encontro ao que a CDL faz, de estimular o consumo no comércio local”.
Horários especiais de Natal
- 7, 14 e 21 de dezembro – Sábado
Até as 19h - 15 e 22 de dezembro – Domingo
Das 15 às 21h - 16, 17 e 18 – Segunda, terça e quarta-feira
Até as 19h - 19, 20 e 23 – Quinta, sexta e segunda-feira
Até as 21h - 24 e 31 – Terça-feira
Até as 17h
Fonte: CDL