Há 20 anos novas espécies para o Jardim Botânico

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos novas espécies para o Jardim Botânico

A Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado apresentava as metas e resultados do projeto Conhecer para Preservar, desenvolvido no Jardim Botânico, e plantava espécies em extinção. Na solenidade, quatro mudas foram plantadas, uma pelo prefeito Cláudio Schumacher, pelo secretário de Agricultura Enio Hepp, pela secretaria de Meio Ambiente Kelen Gongo e pelo sargento do Batalhão de Policiamento Ambiental de Lajeado, Anestor Moura.

O projeto Conhecer para Preservar pretendia instalar uma coleção de plantas da flora gaúcha ameaçadas de extinção no Jardim. Na época, já eram mais de 40 espécies plantadas e a equipe estava em busca de outras 60. A coleção permitia a sobrevivência de plantas que corriam o risco de desaparecer e servia de laboratório para trabalhos de educação ambiental.

A iniciativa foi reconhecida em 2003 pelo Prêmio Nacional de Projetos Educacionais Modelo nos Jardins Botânicos Brasileiros e recebeu em torno de R$ 75 mil de premiação. Os recursos serviram para treinamento de mais de 90 pessoas e visitas para mais de 3,5 mil estudantes.

Almocicleta em Arroio do Meio

A terceira edição da Almocicleta reunia milhares de motociclistas em Arroio do Meio para um encontro de motos. Os grupos Los Diablos de la Motoneta e Dragões do Asfalto eram os promotores.

O evento fazia parte das comemorações dos 70 anos de Arroio do Meio e durou todo o fim de semana. Participaram motociclistas de todo o Brasil e a Almocicleta reuniu cerca de cinco mil pessoas. Um dos destaques foi a apresentação do Grupo Arte e Equilíbrio que colocou até quatro pessoas equilibradas numa mesma moto.

Há 50 anos novo convênio com a Coopave

O prefeito de Arroio do Meio Arnesto Dalpian e o diretor da Cooperativa Avícola do Alto Taquari (a antiga Coopave) Reni Ely assinavam um novo convênio entre a prefeitura e a cooperativa. O contrato previa a doação de uma segunda área de terras destinada à construção de aviários incubatórios.

Um outro convênio já tinho sido feito com a Coopave, para a instalação de aviários matrizeiros no distrito de Capitão. A ideia da cooperativa era, em oito anos, alcançar a produção mensal de 1,8 milhão de pintos. A nova área doada tinha 14,6 hectares, no terreno da antiga Capia. A reportagem da época não deu mais detalhes da localização do empreendimento.

Hoje é

  • Dia Mundial da Propaganda
  • Dia do Perito Criminal Oficial
  • Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão
  • Dia do Orientador Educacional

Santo do dia:

  • Santa Bárbara

Acompanhe
nossas
redes sociais