Importante reconhecimento foi entregue na terça-feira, 3, à Cooperativa Certel. Em Brasília, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) classificou as filiadas que concorreram à 14ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano. O evento destacou as iniciativas que promovem o Cooperativismo de forma inovadora, nos âmbitos social e sustentável.
Um total de 574 Cooperativas se inscreveram, com 711 cases que foram enviados e avaliados por uma comissão técnica especializada e um júri formado por representantes de entidades parceiras do setor. No total, 18 cases foram premiados com troféus ouro, prata e bronze, em seis diferentes categorias.
A Certel, juntamente com outras 23 Cooperativas do ramo Infraestrutura, ganhou o troféu ouro da categoria Intercooperação, com o projeto Até o Último Associado, que retratou a ação intercooperativa para a reconstrução das redes de distribuição de energia elétrica no menor tempo possível, diante dos efeitos da enchente de maio. O troféu prata ficou com o projeto S.O.S. Rio Grande do Sul – Intercooperação e Solidariedade, da Sicoob São Miguel (RS) e CooperAlfa (SC), enquanto o bronze foi para o case Complexo Solar Nova Xavantina, realizado pelo Sicredi (MT).
Conforme o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a condecoração foi especial. “O prêmio celebra projetos significativos das nossas Cooperativas, os 55 anos da OCB, comemorados no dia 2 e o reconhecimento da ONU ao declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Nosso modelo de negócios brilha aos olhos pelo destaque que vem tendo no mundo inteiro porque é relevante, tem compromisso e propósito. O Cooperativismo busca desenvolvimento econômico, sim, mas com prosperidade, sustentabilidade, inclusão e justiça social”, afirmou.
Para o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, a intercooperação das Cooperativas gaúchas (Cermissões, Creluz, Ceriluz, Coprel, Cerfox, Creral, Celetro, Certaja, Certhil, Cooperluz, Coopersul, Cervale, Coopernorte e Cosel), catarinenses (Ceprag, Cerbranorte, Coopercocal, Cersul, Ceraçá e Cooperaliança) e paulistas (Cetril, Cervam e Cepro), além de empreiteiras, prefeituras, imprensa, demais entidades e associados que auxiliaram a Certel após a histórica enchente, foi determinante.
“Estendemos esse reconhecimento da OCB a todos que nos ajudaram nesse momento tão desafiador. Essa intercooperação deixou exemplos de muita grandeza, e foi decisiva para que tivéssemos êxito em nosso trabalho. Nosso agradecimento especial a todas as Cooperativas, independente do ramo, pois o apoio que recebemos foi fundamental para que os gaúchos tivessem força para se reerguer”, pontuou.
A Certel também esteve representada pelo vice-presidente, Daniel Luis Sechi, pelo superintendente, Ilvo Edgar Poersch e pelo coordenador de planejamento e qualidade, Henrique Fensterseifer. Na entrega do troféu, também estiveram o presidente do Sistema Ocergs, Darci Pedro Hartmann, e o presidente da Cerej, da Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc) e vice-presidente da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), Edson Flores da Cunha.