O fim do segundo mandato de Marcelo Caumo (PP) à frente da prefeitura de Lajeado não será tão tranquilo como o próprio prefeito imaginava. Pelo contrário. Pressionado pelo Marco Legal do Saneamento Básico, pela Corsan/Aegea, pelo Fórum das Entidades, por vereadores da oposição e da própria situação, pela imprensa, pelos contribuintes, e mais recentemente pelo Ministério Público local, o chefe do Executivo lajeadense se vê em uma verdadeira sinuca de bico e ainda não sabe qual caminho seguir diante das tantas complexidades envolvidas no contrato (e no provável aditivo de contrato) com a Corsan/Aegea para abastecimento de água e tratamento de esgoto, um movimento de milhões (ou bilhões) de reais em cobranças e investimentos nas próximas décadas.
Caumo segue inclinado a assinar o novo acordo com a concessionária, é bem verdade, e não titubeou para carimbar isso na reunião-almoço da Acil, ontem, em frente aos representantes do Fórum das Entidades e da imprensa. Entretanto, tal certeza – que não é nova – deve encontrar ainda mais resistência nos próximos dias. Afinal, os interessados querem mais informações. E isso leva tempo. Um tempo que já não sobra para Caumo a menos de 30 dias de finalizar a passagem de oito anos à frente da prefeitura. Ou seja, serão dias de forte pressão sobre o prefeito em fim de mandato.
Alex Schmitt pode assumir a Seplan
Vereador reeleito com 1.059 votos em Lajeado, Alex Schmitt (PP) tem proximidade com representantes do Partido Novo, a sigla do vice-prefeito eleito da cidade, o economista Guilherme Cé. E há quem aposte que o empresário, advogado e parlamentar possa ficar ainda mais próximo do futuro vice-prefeito a partir de janeiro de 2025, caso venha a assumir alguma secretaria municipal. E ele vê com bons olhos a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, a Seplan, tão importante ao desenvolvimento da cidade e, por causa e consequência, ao pujante setor da construção civil.
Jairo Valandro deve assumir a Sedetag
Presidente em segundo mandato do Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturados do Vale do Taquari (Sinduscom-VT), Jairo Luís Valandro foi indicado pelo Partido Liberal (PL) para assumir a Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Lajeado (Seplan). No entanto, e conforme os últimos movimentos de bastidores, o nome dele ganhou força para substituir André Bücker na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, a Sedetag.
Secretariado teutoniense
Prefeito eleito de Teutônia, Renato Altmann (PSD) convocou uma coletiva de imprensa na próxima quinta-feira para anunciar o quadro de secretários municipais. O encontro será na sede da CIC, a partir das 9h. Até lá, seguem as especulações. Entre essas, e sem nenhuma confirmação oficial, destaque aos nomes de Evandro Biondo, Ariberto Magedanz, Cleudori Paniz e Tenente Frank como possíveis indicações ao futuro secretariado.
Tiro Curto
- Só quatro vereadores de Lajeado participaram da reunião-almoço da Acil, ontem, que debateu de forma propositiva sobre os rumos do contrato com a Corsan/Aegea: Alex Schmitt (PP), Carlos Ranzi (MDB), Heitor Hoppe (PP) e Paula Thomas (PSDB).
- Conforme divulgamos na semana passada, a servidora Jane Wagner assume a Secretaria da Fazenda de Lajeado após a saída de Rafael Spengler, que assume como Gerente de Inteligência da Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a Invest RS.
- Em Estrela, e “a pedido”, o governo municipal anunciou na sexta-feira a exoneração de Frederico Diehl, que atuava como Coordenador do Setor de Trânsito.
- As articulações para a realização de um protesto junto ao canteiro de obras da nova ponte da ERS-130 estão bem avançadas nas redes sociais. Grupos formados no Whatsapp projetam camisetas personalizadas e criam cards e convites para atrair moradores das cidades da região alta, especialmente, mas estendido a todos os moradores do Vale do Taquari.
- Em tempo, o protesto pela reconstrução da ponte ocorre no dia 14 de dezembro, em ambos os lados do Rio Forqueta, em Lajeado e Arroio do Meio. É um ato pacífico que iniciará às 15h.
Nova prefeitura em finalização
A segunda etapa da reforma da prefeitura de Lajeado está bem encaminhada. O novo gabinete, por exemplo, passou a funcionar nessa segunda-feira (foto). O prefeito Marcelo Caumo (PP) já despachou do novo ambiente, inclusive. Os serviços iniciaram em fevereiro deste ano, orçados inicialmente em R$ 5,3 milhões, um valor que certamente será reajustado para cima em função da enchente e, principalmente, das análises mais aprofundadas acerca das condições do antigo prédio.