O projeto “CAO na Estrada”, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), fará nesta quinta-feira, 5, a última edição do ano, em Lajeado. O evento, que tem como objetivo capacitar a rede de proteção à mulher em todo o Estado, ocorre a partir das 9h, no Auditório 7 da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), na Av. Avelino Talini, 171.
Realizado desde o ano passado pelo Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Ministério Público (CAOEVCM), o projeto conta com palestras da promotora de Justiça Ivana Battaglin, coordenadora do CAOEVCM, que aborda a atuação em rede com perspectiva de gênero para a proteção dos direitos das mulheres, e da psicóloga forense Karen Netto, parceira do MPRS no projeto, que apresenta o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e fala sobre a aplicação pela rede. Participa também a promotora de Justiça que atua na área em Lajeado, Ana Emília Villanova.
A capacitação é voltada a integrantes das redes de proteção à mulher em Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério, Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Encantado, Anta Gorda, Doutor Ricardo, Muçum, Relvado, Roca Sales, Vespasiano Corrêa, Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo, Travesseiro, Teutônia, Imigrante, Paverama, Poço das Antas e Westfália, Taquari e Tabaí.
“Este é um tema muito complexo e as atuações da rede acabam por extrapolar os limites dos municípios onde ocorrem os casos de violência, por isso achamos fundamental a integração entre os agentes que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher da região”, destaca Ivana Battaglin. De acordo com a promotora, esses eventos, além de capacitar, também são fundamentais para essa integração.