Nesta quarta-feira, 4, o Laboratório de Inovação de Lajeado (Labilá) sediará um workshop estratégico para aprimoramento de um projeto piloto que visa adequar a mobilidade urbana da cidade em situações de inundações e enchentes. A iniciativa, desenvolvida pelo guarda municipal Bráulio Jaeger, é inicialmente voltada aos agentes da Guarda Civil e Defesa Civil Municipais.
O workshop será o ponto de partida para a elaboração de uma simulação teste, que permitirá validar o planejamento antes da aplicação prática. O desdobramento do plano fez parte do programa Inova Servidor, iniciativa que incentiva servidores municipais a desenvolverem projetos inovadores para tornar os serviços públicos mais ágeis e eficientes.
“Esse projeto foi aprimorado com as ferramentas do programa, com foco na gestão de crises, buscando oferecer um atendimento mais eficiente à população de Lajeado durante episódios de cheia”, destaca Cristiano Zanin, diretor de inovação de Lajeado.
“O evento reforça o compromisso de Lajeado com a inovação e a preparação para adversidades, contribuindo para um futuro mais resiliente e seguro para os cidadãos”, afirma o Secretário de Segurança Pública, Locatelli. Após o workshop, será organizada uma simulação para testar na prática as estratégias definidas, envolvendo equipes operacionais e promovendo um ambiente controlado para treinamento e ajustes do projeto.