Há 20 anos, celebração dos 90 anos da Paróquia de Muçum

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, celebração dos 90 anos da Paróquia de Muçum

Fieis lotavam a Igreja Matriz de Muçum para acompanhar a missa de celebração dos 90 anos de instalação da Paróquia Nossa Senhora da Purificação. A cerimônia também comemorava os 25 anos de vida sacerdotal do pároco José Jacob Grilli. O religioso era natural de Relvado e foi ordenado padre em 1979. Atuou em Ilópolis, Itapuca, Travesseiro e no estado do Mato Grosso.

A história da paróquia iniciou ainda em 1903, quando uma pequena capela foi erguida em Muçum, em honra à Nossa Senhora dos Navegantes. O primeiro padre da cidade só chegou em 1913 e, em 1917, tiveram início as obras de construção da igreja, inaugurada em 1924.

Vale na Olimpíada Nacional das Apaes

As Associações de Pais e Amigos do Excepcionais (Apaes) de todo o Brasil se reuniam em Goiás para a XVII Olimpíada Nacional das Apaes. Entre os mais de 1,2 mil atletas presentes, de 22 estados brasileiros, estavam 13 alunos do Vale do Taquari. Desses, nove conquistaram o primeiro ou segundo lugar nas categorias. Eram alunos de Lajeado, Estrela, Teutônia e Venâncio Aires, que competiram em seis categorias: atletismo, corrida, natação, tênis de mesa, ginástica olímpica e rítmica.

Há 50 anos…
Homenagem ao médico Thomaz Assumpção Pereira

A Câmara Júnior de Lajeado (JCI) fazia uma homenagem ao Dr. Thomaz Assumpção Pereira, um dos médicos mais influentes de Cruzeiro do Sul. Nascido em Taquari, em 1901, era filho do Coronel João de Moraes Pereira (intendente da cidade) e Maria Assumpção Junqueira Pereira, família de origem açoriana e uma das responsáveis pela colonização de Taquari.

Thomaz cresceu e estudou em Taquari durante toda a juventude. Casou-se com sua prima de segundo grau, Donatila Silveira Pereira, de Livramento, com quem teve cinco filhos: Teresinha Maria Pereira, professora em Porto Alegre; Dr. Flávio Antônio Pereira, médico cardiologista em Porto Alegre; Dr. Mauro Pereira, cirurgião-dentista em Porto Alegre; Carmen Regina Pereira Cardoso, professora e depois prefeita de Lajeado; e Marta Pereira Lopes, professora.

No ano de 1930, já com filhos, o Dr. Thomaz decidiu estudar medicina em Porto Alegre, formando-se em 1936. No ano seguinte, mudou-se com a família para Cruzeiro do Sul, onde foi pioneiro na assistência médica e atuava junto ao Instituto de Pensões e Aposentadorias, hoje INSS. Foi médico do posto de saúde da cidade por muitos anos. Em 1966, por problemas de saúde, teve que se aposentar. O Dr. Pereira Integrou a comissão emancipadora de Cruzeiro em 1963.

O médico também atuava no posto de saúde de Lajeado. Ajudou a fundar o Rotary em 1955 e recebeu o título de Conselheiro da Câmara Júnior. Ele faleceu em 1988 e foi sepultado em Lajeado.

Hoje é

  • Dia Internacional do Deficiente Físico
  • Dia do Delegado de Polícia
  • Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria

Santo do dia: São Francisco Xavier

Acompanhe
nossas
redes sociais