A menos de 30 dias para o final de 2024, Lajeado prepara uma mudança de fotografia no grupo que compõe o Legislativo. Serão, ao menos, seis alterações em comparação com a atual formação. Ainda há especulações sobre eleitos cotados para assumir cargos no governo liderado por Gláucia Schumacher.
As saídas definidas são dos emedebistas Carlos Ranzi e Márcio Dal Cin, além de Sérgio Kniphoff (PT). Todos concorreram na eleição majoritária deste ano. Isidoro Fornari Neto (PP), que não disputou o pleito de outubro, também encerra seu ciclo na casa. Os outros dois casos são Heitor Hoppe e Deolí Gräff. Os progressistas não se reelegeram.
Dois nomes que seguem na câmara são cotados para assumir secretarias municipais. Fabiano Bergmann (Medonho) é especulado para retornar ao comando da pasta que coordena obras. Paula Thomas (PSDB) foi convidada para equipe de Gláucia, mas teria reclinado a proposta.
Disputa pela presidência
Bastidores agitados também sobre a sucessão na presidência do Legislativo. Lorival Silveira (PP) encerra seu mandato no final deste ano e três colegas de partido são cogitados no cargo: Alex Schimitt, Ana da Apama e Medonho.
Com cinco eleitos, o PP é a maior bancada. Nas eleições, o partido teve o apoio do PL, com três vereadores eleitos e PSDB, com uma cadeira. A oposição reúne representantes seis integrantes de três siglas. O MDB elegeu quatro candidatos além de um nome do Podemos e outro do PT. Com maioria, a tendência é que os governistas levem vantagem na disputa pela presidência.
Projetos pendentes
Além das indefinições políticas, os atuais vereadores acumulam demandas a serem debatidas nas cinco sessões previstas para 2024. Uma delas é a Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê uma receita total de R$ 672.479.400,00 para 2025 em Lajeado.
O texto tramita na casa há algumas semanas e recebeu emenda de Carlos Ranzi com a sugestão de reduzir para 6% o recurso com liberação para ser movimentado sem o aval da câmara. Atualmente o limite é de 10%.
Pendente também o relatório final da Comissão Especial de Revisão Legal e Desburocratização que sugere a revogação de 317 leis não sancionadas e nem promulgadas.
Saiba mais
Deixam a Câmara
Carlos Ranzi (MDB)
Márcio Dal Cin (MDB)
Sérgio Kniphoff (PT)
Isidoro Fornari Neto (PP)
Heitor Hoppe (PP)
Deolí Gräff (PP)
Permanecem
Lorival Silveira (PP)
Fabiano Bergmann (PP)
Ana da Apama (PP)
Alex Schmitt (PP)
Jones Vavá (MDB)
Marquinhos Scheffer (MDB)
Waldir Blau (MDB)
Eder Spohr (MDB)
Paula Thomas (PSDB)
Novos vereadores
Aquiles Mallmann – Cascão (PP)
Rosane Cardoso (PT)
Antônio de Oliveira (Podemos)
Neco Santos (PL)
Luiz Benoit (PL)
Mano Pereira (PL)