Urologista destaca importância do diagnóstico precoce para o câncer de próstata

novembro azul

Urologista destaca importância do diagnóstico precoce para o câncer de próstata

País identifica 71 mil novos casos por ano. No estado são em média de 3,7 mil anualmente

Urologista destaca importância do diagnóstico precoce para o câncer de próstata
Urologista, Dr. Ezequiel Mattos (foto: Paulo Cardoso)

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns entre os homens brasileiros, com mais de 71 mil novos casos diagnosticados anualmente. No Rio Grande do Sul, a situação não é diferente, com cerca de 3,7 mil casos por ano. Diante desse cenário, a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce se torna fundamental.

Quando detectado nas fases iniciais, o câncer de próstata tem altas chances de cura, podendo ultrapassar os 90%. Entretanto, nos estágios iniciais, a doença geralmente não apresenta sintomas. O urologista, Dr. Ezequiel Mattos destaca que a prevenção deve começar a partir dos 50 e mais cedo ainda, para aqueles com histórico familiar da doença.

Os sintomas do câncer podem variar, mas os mais comuns incluem dificuldade para urinar, necessidade frequente de ir ao banheiro, especialmente à noite, sangue no xixi, dores ósseas e dificuldade em manter uma ereção.

Dr. Ezequiel menciona que o tratamento depende do estágio da doença e das características do tumor. “As opções incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal. A escolha do tratamento é feita de forma individualizada, levando em consideração as características de cada paciente”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais