Na cidade de Encruzilhada do Sul, a família Giovanella encontrou um ambiente propício para desenvolver um projeto saboroso, saudável e muito inspirador, capaz de proporcionar a melhor experiência aos visitantes e apreciadores de azeite de oliva. Situado no coração do Rio Grande, os 220 hectares de oliveiras de 13 variedades compõem “O maravilhoso mundo da Olivas da Lua”.
É com a paixão no olhar, e no trabalho diário, que Luana Giovanella fala dos 63 mil pés de oliveiras, às margens da RSC-471, na localidade de Passo Peixoto e na região da Cordilheira, ambos em Encruzilhada do Sul. Luana destaca a resiliência de uma árvore milenar, que, segundo ela e seu pai, Darci Giovanella, “produz o azeite e dela, tudo se aproveita”. A capacidade do lagar (local de extração do azeite) é de 1,9 mil quilos por hora.
As primeiras oliveiras foram plantadas em 2017. O cenário da Fazenda Molineto compõe um visual propício ao turismo, além do cultivo da planta. A família, que recebia amigos e parentes, passou também a oferecer estrutura para visitantes. São cinco cabanas com duas suítes e uma capela. Luana conta que recentemente, com a estrutura pronta, decidiram que era a hora de abrir as portas para receberem os turistas. A fazenda conta com passeio de jipe, cavalo, capela, trilha, e um ótimo ambiente para relaxar, descansar e se inspirar.
A intenção da família, especialmente dela e de seu pai, à frente do negócio, sempre foi produzir o verdadeiro azeite extra-virgem. A marca Olivas da Lua trouxe o conhecimento da centenária qualidade italiana de produzir o azeite. A fábrica foi importada 100% da Europa. O Brasil tem se destacado na produção do “Ouro Líquido”. Investimentos em pesquisa e qualidade de produção têm colocado o país, e especialmente o estado, no mapa dos principais azeites extra-virgem do mundo.
C2B comemora sucesso de “mercado do bairro”
O Mercado Versale está completando um ano hoje. O “mercado de bairro”, como também é chamado, fica no complexo da C2B Incorporadora, no bairro Universitário, em Lajeado. A valorização do comércio local, com a movimentação que origina negócios e possibilita a ligação direta de empreendedores com seus clientes, é amplamente apoiado pela incorporadora.
A programação de aniversário terá música ao vivo, chopp, presença do Papai Noel e brinquedos infláveis. O estabelecimento abre de segunda a segunda, e conta com padaria, hortifruti, cafeteria e congelados.
Rede inaugura sua 7ª loja
A região central de Lajeado segue atraindo empresas para o principal ponto comercial da cidade. A rede de loja Cinquentão, já presente no bairro Conventos desde 2020, agora também está na rua Júlio de Castilhos.
A rede de lojas inaugurou essa semana sua sétima unidade, a segunda na cidade. A nova loja vai trabalhar com vestuário masculino e feminino e acessórios. A rede está completando oito anos de atividades. Na região central do RS, tem lojas em Agudo e Restinga Seca; no vale do Rio Pardo, em Vera Cruz e Venâncio Aires; no Vale, em Estrela, e duas lojas em Lajeado.
A loja dispõe de mais de 11 mil itens no endereço novo. Variedade para agradar e atrair novos clientes, contando com um atendimento personalizado e amigável.
RÁPIDAS
- Investimentos – A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) lançou essa semana o guia Doing Business in Brazil, uma publicação de negócios especializada em legislação brasileira, voltado aos executivos e empreendedores estrangeiros que pretendem investir no mercado brasileiro.
- Dívida – A dívida bruta do Brasil registrou alta em outubro, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou superávit primário menor do que o esperado. A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou outubro em 78,6%, contra 78,2% no mês anterior.
Marcos Mendes
“O pacote fiscal é incapaz de frear o crescimento da dívida pública. Claramente não há disposição nem convicção no PT para encarar o problema fiscal e suas consequências: aceleração da inflação e crise econômica mais à frente” – Mendes