O dia 11 de novembro marcou o lançamento da segunda edição do livro “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”, que complementa a trajetória da Cooperativa Dália Alimentos até o ano de 2024. A programação de lançamento foi realizada na Univates, em Lajeado; na UNISC, em Santa Cruz do Sul; na UCS, em Caxias do Sul; e no Memorial da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Em Porto Alegre, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, agradeceu a oportunidade de apresentar o livro no Memorial da Assembleia Legislativa. “São estas ocasiões que permitem refletir sobre a importância do cooperativismo no desenvolvimento do estado do RS”, destacou.
Piccinini reforçou que a missão da Cooperativa é promover o desenvolvimento econômico e social dos associados, colaboradores e comunidade onde está presente. “Um bom exemplo é o Programa Criança Dália, por meio do qual vários projetos sociais são realizados. Prova disso é que, há quase uma década, apoiamos o combate ao câncer infanto juvenil, sendo parceira do Instituto do Câncer Infantil (ICI)”, explica.
Dália e o ICI
O fundador e Superintendente do ICI, Dr. Algemir Lunardi Brunetto, lembrou que há cerca de duas décadas a cooperativa realiza doações de alimentos de qualidade para casas de apoio na luta contra o câncer infanto-juvenil. “Desde 2015, a Dália faz parte do projeto Selo da Coragem, por meio do qual uma parte da venda de cada litro de leite Dália é destinada ao ICI”, lembrou.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o livro Destemidos – 2ª edição revisada e atualizada – PRONAC 193133, é uma realização da AFFECTO Assessoria e Produção Cultural. A obra conta com o patrocínio da Fasa, Baldo, Bremil, Cargill, Girando Sol, Docile e Diamaju. O financiamento é do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.