Sesi inaugura complexo educacional em Lajeado

educação

Sesi inaugura complexo educacional em Lajeado

Escola terá turno integral no Ensino Médio, contraturno para o Fundamental e formação de adultos. Investimento passou dos R$ 30 milhões

Sesi inaugura complexo educacional em Lajeado
Complexo educacional do Sesi fica no bairro Universitário, em Lajeado. Aulas começam em fevereiro de 2025. (Fotos: Gabriel Santos)
Lajeado

A inauguração do Complexo Educacional Paulo Ignácio Heineck, nesta manhã marca uma nova etapa para a educação no Vale do Taquari. Financiada pela Federação das Indústrias do RS (Fiergs) por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), a nova unidade representa um investimento superior a R$ 30 milhões.

Com mais de 4,8 mil metros quadrados, a escola localizada no bairro Universitário traz uma proposta de ensino integral que alia teoria e prática, preparando os jovens para os desafios do mundo do trabalho. A metodologia adotada vai além da do repasse teórico dos conteúdo, mas com projetos práticos, voltados ao uso da tecnologia para colaborar e entender o mundo, conforme destacou o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo.

A proposta pedagógica está alinhada à transformação digital e às exigências da indústria 4.0, utilizando o método STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A coordenadora educaconal do Sesi, Sônia Bier enfatiza que o objetivo é desenvolver habilidades práticas e socioemocionais, tornando os alunos protagonistas de seu aprendizado.

As aulas do Ensino Médio integral começam em 10 de fevereiro, com 120 estudantes no primeiro ciclo. A capacidade máxima da escola será de 360 alunos em 2027. A infraestrutura inclui salas temáticas, laboratório maker, ginásio poliesportivo, biblioteca e laboratórios de última geração.

O presidente da Fiergs, Cláudio Bier, ressalta que a iniciativa responde à falta de qualificação no país, integrando educação básica e técnica para formar trabalhadores preparados para o mercado. As inscrições para a nova unidade já estão abertas, com bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. Mais informações podem ser encontradas no portal de educação do Sesi (sesieducacao.com.br).

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais