Promover a conscientização ambiental no Morro Gaúcho, um dos principais pontos turísticos da cidade, é um dos objetivos do projeto Bichos do Morro, organizado pelo Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Arroio do Meio (Codemam).
Nesta semana, integrantes do conselho iniciaram a instalação de placas nos acessos. Elas contêm informações sobre os mamíferos presentes na região. Todas as placas incluem descrições características de cada espécie, como habitat, comportamento e alimentação.
Ao todo, são 22 placas, e todas elas contam com fotos nítidas dos animais para facilitar a identificação e a sensibilização da população sobre a importância de proteger esses espaços. “É um projeto que educa as pessoas e incentiva a preservação dos espaços”, afirma a presidente do conselho, Patrícia Aguiar.
A intenção do Codemam é dar sequência à instalação das placas com informações sobre aves, répteis e anfíbios do Morro Gaúcho. Além disso, está previsto o lançamento de uma ação educativa com distribuição gratuita de material, detalhando o local e orientando visitantes e escolas sobre as alternativas de preservação.