A promessa de entregar a nova ponte da ERS-130 foi tratada com muito bom humor por parte do Secretário Estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella. Foi assim durante a explanação do agente público no congresso da Famurs em julho, por exemplo, diante de centenas de prefeitos das mais diversas regiões do nosso Rio Grande do Sul. Demonstrando altíssima confiança nas próprias palavras – mesmo com o ritmo lento das obras –, Costella chegou a afirmar que o Estado concluiria a estrutura “antes mesmo do Natal”. E nós acreditamos. Afinal, fomos a região mais impactada e destruída com as trágicas enchentes de setembro de 2023 e maio de 2024 e estávamos carentes de esperança. Mas não se brinca com a esperança.
E talvez esteja aí o principal erro do governo estadual, ao demorar tanto tempo para desfazer a narrativa de que seria possível trafegar na rodovia sobre o Rio Forqueta ainda em 2024. A partir disso tudo, a credibilidade se esfarela, a desconfiança ganha fôlego e fica muito difícil acreditar no novo prazo anunciado ontem, e que chegou com um novo propósito: entregar antes da inauguração do Cristo Protetor, agendada para 6 de abril.
Estiva em 30 dias?
O assunto não é novo e já tramitou na mesa de agentes influentes e decisivos ao desenvolvimento do Vale do Taquari. E a ideia é simples: construir uma estiva para veículos leves e pesados ao lado do canteiro de obras da nova ponte da ERS-130. De novo. É uma ideia simples, mas cujo resultado pode ser crucial para a sobrevivência de muitos negócios nas regiões alta e baixa do Vale. Uma estrutura que demoraria cerca de 30 dias para ser concluída, segundo os mais otimistas. Ou seja, bem antes do novo (e obscuro) prazo estipulado pela EGR à nova ponte sobre o Rio Forqueta.
“Não mintam mais ao Vale”
Diante de um secretário estadual, dois prefeitos e um presidente da EGR perplexos, Roberto Lucchese não poupou os representantes estaduais durante o encontro de ontem no canteiro de obras da nova ponte da ERS-130, considerada – entre as ações de reconstrução do Estado – a obra estruturante mais importante à logística estadual. “Não mintam mais para o Vale do Taquari”, disparou o empresário responsável pela reconstrução da Ponte de Ferro. E ele parece não acreditar na entrega da estrutura dentro do novo prazo anunciado pelo Estado. No caso, o dia 29 de março.
Protesto na ponte da ERS-130
O prazo de seis meses para a conclusão da nova ponte da ERS-130 foi determinado por força da lei. Afinal, é o prazo previsto no modelo emergencial contratado pelo governo estadual para a referida obra. E é preciso reforçar que tal modelo (ao menos) possibilitou a licitação e a assinatura do contrato em um curtíssimo intervalo de tempo após a tragédia. Mas, e diante de um crasso erro de comunicação por parte do Estado, a EGR demorou a admitir a clara necessidade de prorrogar o audacioso prazo. E muito por isso a comunidade regional anuncia realização de um protesto no dia 14 de dezembro, às 15h, em ambas as cabeceiras (ou futuras cabeceiras) da nova ponte, em Arroio do Meio e Lajeado. Eles cobram novo e acelerado ritmo às obras. E vamos combinar. Ninguém deve sossegar enquanto o serviço não estiver de acordo com o peso da tragédia e do prejuízo.
TIRO CURTO
- Errata. Diferentemente da informação publicada neste espaço na edição de ontem, Ana da Apama (PP) não foi a única vereadora ausente na sessão solene de terça-feira. Ederson Spohr (MDB) e Fabiano Bergmann (PP) também não ficaram no plenário de Lajeado para as sete homenagens.
- Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) assinou ontem o contrato com a Caixa Econômica Federal e a empresa Telesil Engenharia Ltda para a construção dos 100 primeiros lares definitivos para as famílias atingidas pelas recentes enchentes. São mais de R$ 20 milhões nesta etapa.
- Também em Estrela, o governo sancionou a lei que denomina a futura biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas de Biblioteca Henrique Uebel. Lembrando que o novo prédio permanecerá no Bairro das Indústrias, o que foi um grande acerto do Executivo.
- Na semana passada o prefeito eleito Renato Altmann (PSD) se queixou – durante entrevista para a Rádio A Hora – do possível cancelamento do projeto “Escolas-Polo de Férias”. Nesta semana, o atual governo anunciou a confirmação do programa entre os dias 8 e 31 de janeiro. E as inscrições já estão abertas.
Olhar do Lucas
Nosso peregrino de todas as sextas-feiras visitou a pequena cachoeira em meio à mata fechada e localizada em Linha Arroio Abelha, no interior de Forquetinha.