Recuperação das matas ciliares é pauta da 14ª Jornada Técnica Ambiental

MEIO AMBIENTE

Recuperação das matas ciliares é pauta da 14ª Jornada Técnica Ambiental

Evento integrou a agenda de atividades da Expovale + Construmóbil 2024 e reuniu empresários, gestores e estudantes

Recuperação das matas ciliares é pauta da 14ª Jornada Técnica Ambiental
Elisete de Freitas trouxe ao debate os desafios da recuperação da mata ciliar

A professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Elisete Maria de Freitas, foi a palestrante da 14º Jornada Técnica Ambiental. Nesta edição, ela trouxe para o debate os desafios da recuperação das matas ciliares do Vale do Taquari. O evento foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, e fez parte do calendário de atividades da Expovale + Construmóbil 2024.

Elisete começou sua exposição contextualizando o papel das matas no meio ambiente. Segundo a professora, uma das principais funções desta natureza é contribuir para a redução da força das águas e controlar a temperatura dos rios. Ao mantê-las preservadas, também é possível cooperar para o controle do aquecimento global.

Segundo Elisete, a degradação das matas ciliares na região fortaleceu os danos que foram causados pelos eventos climáticos que atingiram a região neste ano. Para evitar novas situações, a professora alerta que a região precisa estar organizada e trabalhar em conjunto para a restauração destes espaços. “Precisamos fazer um comparativo e ver que a interferência humana em alguns locais prejudicou. É necessário respeitar as matas e mantê-los preservados”.

Gilberto Soares apresentou o projeto Escola das Águas

Escola das Águas

No encerramento do evento, os participantes conheceram o projeto Escola das Águas. A apresentação foi feita pelos coordenadores Ana Cecília Togni e Gilberto Soares. Segundo eles, o objetivo da iniciativa é auxiliar os educandários na formação dos estudantes por meio da educação ambiental com ênfase na essencialidade da água para a vida no planeta.

Ainda de acordo com Ana e Soares, a Escola das Águas quer estimular os jovens de escolas da rede pública e privada a adotarem ações que promovam a preservação do meio ambiente.

A 14ª Jornada Técnica Ambiental contou com apoio de Docile Alimentos, Fruki Bebidas, Jacques Imóveis, Grupo A Hora, Grupo Independente, Sorvebom, Sicredi integração RS/MG, Univates, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Tabelionato Klein e Expovale + Construmóbil 2024.

Núcleo de ESG

Seguindo com objetivo de levar conhecimento sobre a causa ambiental para o meio empresarial, a 14ª edição do evento contou com apresentação do case do Núcleo de ESG da Acil. A coordenadora do grupo, Patrícia Aguiar, apresentou, aos participantes, o trabalho que é desenvolvido pelo fórum. Ela comentou que, com objetivo de fomentar o conhecimento e a cultura do ESG em empresas de todos os portes da região, os integrantes reúnem-se periodicamente para explorar as melhores práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, fortalecendo, nas empresas, o compromisso com um futuro mais sustentável.

Patrícia Aguiar, integrante do Núcleo ESG da Acil

Acompanhe
nossas
redes sociais