Os pilares de uma cidade pujante

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Os pilares de uma cidade pujante

A noite dessa terça-feira foi histórica para os lajeadenses. O plenário da câmara de vereadores estava lotado para acompanhar a homenagem a sete personalidades nascidas – ou não – em Lajeado. E os homenageados, como bem citou o prefeito Marcelo Caumo (PP) diante do expressivo público, representaram os pilares de uma cidade que é reconhecida nacionalmente como uma das melhores para viver e empreender.

Sérgio Diefenbach, Roberto Lucchese, Nestor Heineck, Ney Lazzari, Ernany Bender, Adilvo Battisti e João Gravina são representantes legítimos e inspiradores de valiosos segmentos econômicos e sociais do principal município do Vale do Taquari. Um promotor de justiça, dois empresários, um ícone da Univates, um médico, um professor e um engenheiro civil. E todos com vasta atuação comunitária em prol de uma sociedade mais justa. Por isso e muito mais, foi justa e no tempo certo a homenagem proporcionada pelo nosso poder Legislativo.

Foto: Rodrigo Martini

Paula rejeita. Reckziegel aguarda

A vereadora Paula Thomas (PSDB) não quer mesmo assumir o cargo de Secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da prefeitura de Lajeado. O partido tem pressionado a parlamentar reeleita, mas ela não conseguirá conciliar a função pública no Executivo com a vida particular e privada. Diante disso, o nome do ex-secretário Carlos Reckziegel (PSDB) passou a ser ventilado para reassumir a Secel. Ele aguarda contato da prefeita eleita Gláucia Schumacher (PP) para tratar do futuro. E não descarta lutar, inclusive, por uma outra secretaria municipal. Aguardemos!

Gláucia e as mulheres

Prefeita eleita em Lajeado, Gláucia Schumacher (PP) já anunciou três secretárias municipais para o futuro governo: Adriana Vetorello na Educação, Giovanna Caribé Athayde Linhares na Saúde, e Eliana Heberle no Desenvolvimento Social. E as três podem ganhar a companhia de mais mulheres no secretariado. Ao menos é essa a expectativa de algumas agentes. Em tempo, a futura gestora lajeadense deve anunciar novos nomes na próxima semana.

Vai pegar mal, Lorival

Vereador de Lajeado Lorival Silveira (PP) (Foto: Rodrigo Gallas)

O vereador Lorival Silveira (PP) foi reeleito para o sétimo mandato na câmara de Lajeado. Ou seja, ele tem experiência suficiente para entender a importância das audiências públicas. E só cabe ao atual presidente do Legislativo convocar uma audiência para debater o complexo e polêmico contrato (ou aditivo) entre o governo de Lajeado e a Corsan/Aegea em 2024. Entretanto, e conforme já divulgado pelo Jornal A Hora, Silveira não tem demonstrado vontade alguma em atender a solicitação da bancada do MDB para a realização de uma audiência no bairro São Bento. A pedida inicial era para o dia 25 de novembro. Desta vez, a oposição pede que o encontro entre representantes da concessionária, do poder público municipal e comunidade ocorra no dia 16 de dezembro. E eu reforço: vai ficar feio para Silveira se ele decidir privar a sociedade deste direito.

Amturvales em Brasília

Presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Charles Rossner viajou ontem para Brasília. Na capital federal, ele pretende agilizar trâmites para a retomada do Trem dos Vales, um dos principais produtos turísticos já organizados em âmbito regional. Rossner tem agendas no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) e no Ministério do Turismo. E ele promete engrossar o tom para cobrar muito mais agilidade na reconstrução da Ferrovia do Trigo.

TIRO CURTO

  • Atenção. Se alguém já esqueceu a grandeza do ato de reconstrução da Ponte de Ferro, o sábado será crucial para refrescar algumas memórias. Afinal, o tráfego será suspenso durante todo o dia para obras na Av. Alberto Pasqualini, em Lajeado.
  • O vereador Isidoro Fornari (PP) e o prefeito Marcelo Caumo (PP) realizam viagem a Brasília entre os dias nove e 12 dezembro. Novos acessos junto à BR-386 nos bairros Florestal e São Cristóvão, liberação do heliponto do Hospital Bruno Born e a injusta multa aplicada pelo Ibama serão as principais pautas dos agentes públicos na capital federal.
  • Durante a histórica sessão solene da câmara de Lajeado, que homenageou sete personalidades, a vereadora Ana da Apama (PP) foi a única ausente. E isso chamou a atenção, é claro. Nos corredores do plenário, muitos disseram que a ausência teve algo a ver com um dos homenageados. Mas oficialmente a falta dela estaria relacionada a questões particulares e de saúde.
  • Em Arroio do Meio, o ex-gerente do Sicredi de Garibaldi, Jakes Aloísio Kehl, participou da reunião de transição de governo com a participação de servidores da Secretaria da Fazenda. E naturalmente o nome dele passou a ser cogitado como possível novo secretário.
  • Ainda sobre a reunião em Arroio do Meio, também chamou a atenção a presença do ex-vice prefeito e ex-secretário de Indústria e Comércio, Betinho Dalpian.
  • Em Estrela, o prefeito Elmar Schneider (MDB) será o palestrante na próxima reunião-almoço da Cacis. O evento ocorre no dia 13 de dezembro, no Estrela Palace Hotel. Em pauta, a prestação de contas do mandato. E poderá ser a última aparição pública do gestor municipal neste ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais