Jovens talentos reúnem textos e desenhos na 29ª edição do livro idealizado pelo Rotary Club Lajeado Engenho. A publicação é lançada nesta noite, 28, em evento no Teatro Univates. Pela primeira vez o maior palco cultural do Vale sediou a programação.
Nesta edição do “Os jovens poetas” são trabalhos de 261 estudantes, de 36 escolas das redes pública e privada do município de Lajeado. Também se envolveram na orientação, 145 professores. De todos os alunos que escreveram poesias, a seleção foi feita pelos professores, tanto dos poemas quanto dos desenhos.
O projeto é uma iniciativa do Rotary Club Lajeado Engenho, com o apoio cultural da Univates e do Grupo A Hora (responsável pela edição). O patrocínio é da Sicredi Integração RS/MG e Lyall Construtora e Incorporadora.
Nesta edição, a coordenação foi da rotariana Marta Inês Guerra Saling. “Neste livro os jovens poetas expressam por meio da escrita o que sentem, pensam, suas experiências e fantasias. Ao escrever, o aluno é estimulado à autorreflexão, e ao desenvolvimento da criatividade e do imaginário”, pontua.
Para o presidente do Rotary Engenho, Dário Gräff, a publicação deste livro somente foi possível com a dedicação e o envolvimento de toda comunidade escolar. “Lançamos mais uma vez o desafio aos alunos para utilizarem a sua criatividade e colocarem no papel em forma de poesia ou de desenho os seus sentimentos e desejos de realizações.”
A iniciativa foi criada em 1995, pelo rotariano Reni Nunes Machado. Desde a primeira edição, mais de 5 mil alunos já participaram do projeto. Os últimos anos contaram com cerca de 200 poesias e mais de 30 escolas participantes a cada publicação.
Entre as instituições participantes da obra ao longo dos anos, está a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Presídio Estadual de Lajeado, além das escolas particulares, municipais e estaduais do município.