Com a proposta de movimentar a economia local e oferecer novas alternativas turísticas, Muçum lançou o projeto “Trilhos da Magia”, um conjunto de eventos natalinos que reforçam a cultura e o turismo da cidade. Conforme o coordenador de Cultura, Turismo e eventos, Ivan Rodrigues e pela turismóloga Cristiane Viel, o projeto busca minimizar os impactos causados pelas tragédias climáticas e pela ausência do Trem dos Vales, atração que tradicionalmente traz visitantes de diversas regiões.
Segundo Cristiane, a iniciativa visa “fortalecer a circulação de pessoas na cidade e incentivar a retomada das atividades econômicas, mesmo com os desafios de mobilidade ainda presentes”. Os eventos contam com a parceria de artistas e entidades locais e regionais. Rodrigues enfatiza que “90% das ações estão sendo realizadas sem custos para o poder público”.
A programação teve início na última quarta-feira, 27, com a chegada do Papai Noel na Caravana de Natal da Havan, que passou pela Praça Cristóvão Colombo. Nos próximos dias, a cidade contará com uma agenda diversificada, reunindo apresentações culturais, esportivas e musicais. Toda a programação é gratuita.
Destaques da programação
7 de dezembro
- 9h30min: Final do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade;
Show de manobras da equipe Força Equilíbrio Moto Show;
Shows das bandas Mistura Fina, Gramaphônica e Bandidos da Noite.
12 de dezembro
- 19h30min: Show natalino com Isabela Fogaça no evento “Natal da Reconstrução”.
14 de dezembro
- 20h30min: Apresentação da Orquestra de Encantado com a “Turnê Reconstrução”.
19 de dezembro
- 20h: Chegada do “Natal Tropeiro”, com Papai Noel montado em mulas e cavalos.
20 de dezembro
- 20h: Espetáculo circense “Auto dos Altos”.
21 de dezembro
- 18h: Festival de Música das Pontes.
22 de dezembro
- 19h: Chegada do Papai Noel e entrega simbólica da chave da cidade;
- 20h: Espetáculo de Natal “Luz dos Recomeços”.
A iniciativa reforça o compromisso de Muçum com a valorização cultural e a reconstrução econômica da cidade, proporcionando momentos de lazer e celebração para a população e visitantes.
Acompanhe a entrevista na íntegra