Com quase 29 mil processos em tramitação no Fórum de Venâncio Aires, lideranças preparam a retomada do movimento que reivindica a instalação de mais uma vara judicial ou de uma vara autônoma de Juizado Especial Cível na comarca local. Além da Capital do Chimarrão, também estão inclusos na comarca os municípios de Mato Leitão e Boqueirão do Leão.
O movimento prepara ações, liderada principalmente pela subseção da OAB de Venâncio Aires, para serem tratadas e negociadas diretamente com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A retomada do movimento é uma das metas do presidente reeleito para o quinto mandato da OAB local, Marcos Joaquim Thiel.
Além da OAB, a campanha reivindicatória também ganha o apoio de políticos, magistrados locais e outras entidades de classe. O movimento quer fortalecer as ações a partir de 2025 com encontros diretos com o presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto.
A 1ª Vara Judicial de Venâncio Aires possui atualmente como juiz substituto João Francisco Goulart Borges, que é o atual titular da Vara de Violência Doméstica na Comarca de Santa Cruz do Sul. Já a 2ª Vara Judicial – especializada na infância e juventude – é liderada por Cristina Junqueira e a 3ª Vara Judicial, que responde principalmente pelos processos voltados à Lei Maria da Penha e do Juizado Especial Criminal, tem como titular Sandra Regina Moreira.