O Auditório Brasil da prefeitura de Encantado foi palco da assinatura dos Contratos FAR Calamidade. O ato ocorreu hoje, 28, e marca o início da construção de 80 apartamentos no Bairro Navegantes, em dois condomínios residenciais localizados ao lado da Unidade de Saúde do bairro. Um dos empreendimentos contará com 48 unidades habitacionais e o outro com 32.
Os novos lares serão destinados às famílias que perderam suas residências nas catástrofes climáticas de setembro e novembro de 2023 e maio de 2024. O projeto representa um investimento de aproximadamente R$ 6,4 milhões, realizado pelo Governo Federal, com previsão de entrega em até 18 meses. O terreno para as edificações foi cedido pelo município de Encantado, demonstrando o compromisso do governo em promover a recuperação habitacional e social das comunidades afetadas.
“Um marco importante e simbólico que vai moldando esse caldo que precisa dar conta da questão das moradias no Vale do Taquari e RS. É um avanço fundamental para a região, e que não será o último, ainda temos muita a realizar” disse o secretário Nacional da Reconstrução, Maneco Hassen. O prefeito Jonas Calvi reforçou a relevância da solenidade. “Precisamos destacar o esforço que foi feito das nossas equipes internas, como do próprio Maneco, para alcançar mais essa conquista para Encantado. É mais um passo essencial para a nossa comunidade”, comentou.
Estiveram presentes no evento representantes do Governo Federal, da Caixa Econômica Federal, da empresa responsável pelas obras, EARQUI Serviços de Arquitetura e Construções, e autoridades municipais.