O 2º Concurso Viver Cidades proporcionou uma experiência única aos ganhadores desta edição. No dia 19 de novembro, os alunos vencedores do projeto foram convidados a participar de um dia de aventuras e aprendizados na Quinta da Estância, em Viamão, um dos maiores centros de lazer rural e ecológico do estado. Entre as atividades, o destaque ficou para a visitação do viveiro de aves exóticas e a prática de esportes radicais.
A Quinta da Estância abriga um dos maiores viveiros de aves exóticas do Rio Grande do Sul, com mais de 60 espécies, incluindo pavões, faisões, araras e tucanos. Durante o passeio, os alunos também visitaram o criadouro conservacionista, idealizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Brigada Ambiental, que abriga diversas espécies de animais silvestres, incluindo algumas ameaçadas de extinção. O local contribui para a preservação e conscientização sobre a fauna local, bem como despertou a conscientização ambiental dos jovens.
Desafiando os limites
Os alunos também tiveram uma experiência repleta de adrenalina e superação. Eles foram desafiados a passar por uma bateria de esportes radicais e testar suas habilidades em uma estrutura com obstáculos, de nove metros de altura e uma vista para toda paisagem natural da região. O dia encerrou com banho de lama e de açude.
3º Edição
Para 2025, o Concurso Viver Cidades vem com novidade. Na sua terceira edição, o projeto terá a participação ampliada para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O anúncio ocorreu durante a cerimônia de premiação do 2º concurso, realizada no dia 15 de outubro. A intenção é propor desafios às crianças, aos pré-adolescentes e aos adolescentes e incentivar a educação ambiental.
“A viagem foi excelente, com experiências únicas que vão ficar sempre marcadas na memória. Tudo saiu como planejado, podendo curtir cada espaço do local. Parabéns à equipe do Grupo a Hora que foi bastante prestativa e garantiram uma viagem incrível” – Laura Schewertner.
Foi uma experiência incrível, diferente e gostosa de se viver. O lugar, as pessoas, o ambiente, tudo estava ótimo. Vivemos hoje, o que ficará lembrado conosco ao longo dos anos como um dia de diversão e aprendizados”– Manoela Niedesberg.