A Escola Estadual de Educação Profissional Estrela está com inscrições abertas para formações técnicas em Confeitaria, Edificações, Informática e Recursos Humanos. Conforme a diretora, Claudia Petter, são necessários pelo menos 20 alunos por curso para garantir a continuidade em 2025.
“Perdemos muitos alunos após a inundação. Hoje estamos com 127 matrículas. Tínhamos mais de 280”, conta. Para que as formações sejam ofertadas, é necessário apresentar à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) a lista dos inscritos até o dia 1º de dezembro. A partir disso, é autorizado o período de matrícula, que começa em janeiro.
Durante todo o dia de ontem, a instituição promoveu a 4ª Feira de Cursos. Com o intuito de abrir as portas da escola para alunos do Ensino Médio da região, professores e alunos fizeram uma amostragem dos conhecimentos trabalhados em cada área específica.
“Escutamos muito do mercado de trabalho a necessidade de trabalhadores qualificados. Por vezes, as famílias e os jovens não sabem que temos cursos técnicos gratuitos na nossa região”, ressalta a diretora.
A história da instituição começou como um Centro Integrado de Educação Especial. Com mudanças na legislação, tornou-se uma instituição voltada para formação técnica de nível médio. O prédio foi inaugurado faz seis décadas. Já a escola profissionalizante de Estrela funciona no local há 21 anos.
Esforço comunitário
A escola foi atingida pela inundação de maio. “Houve um grande esforço da comunidade para a limpeza e organização da escola. A água atingiu mais de dois metros”, relembra a diretora.
Foram seis laboratórios de informática atingidos. Mais de 300 computadores, projetores multimídia, mobiliário, climatizadores de ar, além de danos estruturais no piso e na fiação elétrica. Conforme a diretora, foram mais de R$ 1,5 milhão em prejuízos.
Perspectivas
A escola se prepara para ofertar a partir do próximo ano o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). A iniciativa tem como objetivo oferecer cursos rápidos e específicos que proporcionem uma qualificação de curta duração, mas que agreguem conhecimento e incentivem os alunos a se aprofundarem em cursos técnicos mais extensos.
Saiba mais
- Cursos
– Confeitaria
– Edificações
– Informática
– Recursos Humanos
- Duração
Os cursos técnicos têm uma duração que varia entre 30 e 36 meses. As aulas são presenciais e ocorrem quatro dias por semana.
- Público-Alvo
Os cursos são voltados para adolescentes, jovens e adultos que estejam cursando o Ensino Médio ou que já tenham concluído essa etapa escolar. A escola busca formar técnicos dinâmicos, participativos, e conhecedores da realidade produtiva regional.
- Como se Inscrever
As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria de Educação do RS ou diretamente na secretaria da escola, localizada na Rua Coronel Mussnich, 270, Bairro Centro, Estrela. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h e das 19h às 22h.