“Para ser um líder exponencial tem que estar preparado para conduzir pessoas e organizações”

TEUTÔNIA

“Para ser um líder exponencial tem que estar preparado para conduzir pessoas e organizações”

Reitora da Univates, Evania Schneider foi a palestrante do Almoço Empresarial da CIC

“Para ser um líder exponencial tem que estar preparado para conduzir pessoas e organizações”
Evania falou sobre a capacidade de inspirar e guiar equipes em um ritmo de inovação (foto: Zique Neitzke)
Teutônia

Nessa quarta-feira, 27, a CIC Teutônia promoveu a oitava edição do Almoço Empresarial em 2024. O tema “Liderança exponencial” foi apresentado pela reitora da Univates, Evania Schneider.

Evania falou sobre a capacidade de inspirar e guiar equipes em um ritmo de inovação, adaptabilidade e crescimento, utilizando o pensamento disruptivo para multiplicar resultados. “Enquanto não sentimos na pele as coisas acontecerem, parece que estamos muito longe do fato”, afirmou falando sobre a pandemia, que as pessoas tiveram que se adaptar de forma rápida e organizada para seguir no mercado.

Ela trouxe exemplos do cotidiano e comparativos de quando iniciou a carreira profissional para os tempos de hoje. “Hoje temos que estar preparados para orientar bem nossos colaboradores. As pessoas esperam que, nós gestores, apresentamos os caminhos para eles seguir”

Evania apresentou o conceito criado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio que se tornou conhecido em 2020, que é o “Mundo Bani”, que é frágil, não linear, ansioso e incompreensível. “Para ser um líder exponencial tem que estar preparado para conduzir pessoas e organizações que passa por uma grande disrupção digital.”

A reitora salientou em sua fala que as pessoas devem investir na formação e educação. “Temos que seguir sempre nos aprimorando, indiferente da nossa idade.”

Sobre ser um líder exponencial, Evania destacou que o profissional deve ter um propósito e saber o que deseja da vida. Que devemos influenciar os outros, como conquistar a confiança e o respeito das pessoas. “Temos que ser exemplo para a equipe, para possibilitar que ela seja eficiente e eficaz.”

Cita que os gestores devem reconhecer as qualidades e virtudes dos profissionais, que eles devem gerar resultados de alto impacto. O profissional tem que estar atualizado com as novas tecnologias e tomar decisões efetivas em condições complexas.

“Só podemos tocar uma organização se tivermos pessoas boas que caso viemos a morrer, a nossa empresa não para. Temos que dar oportunidade e investir nas pessoas. Muito mais do que aprender, que elas possam colocar em prática tudo que aprenderam”, afirmou.

Pra encerrar a fala Evania comentou que para ser um bom líder devemos aproveitar as oportunidades que aparecem em nossa vida.

O próximo almoço empresarial será em 12 de dezembro com o economista André Nunes de Nunes.

Acompanhe
nossas
redes sociais