Nos cinco anos do Pacto pela Paz, iniciativa que visa instituir uma cultura de paz na cidade, o governo de Lajeado apresenta nesta manhã no Labila. A Secretaria da Segurança Pública (SESP) detalha as ações do ano e faz uma retomada histórica das atividades desenvolvidas.
O Pacto pela Paz é fruto do trabalho integrado entre a administração municipal, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, além de outras instituições. O objetivo é combater a criminalidade e promover a segurança pública por meio de ações preventivas e repressivas, diz o secretário da Segurança, Paulo Locatelli. “Reduzimos os índices de crimes, em especial dos homicídios. Em 2024, foram 15 assassinatos. Para uma cidade de quase 100 mil habitantes, é um índice pequeno”.
Principais ações do Pacto, eixo aplicação da lei
- Mapeamento de áreas de risco e vulnerabilidades para aplicação da lei específica
- Operações de fiscalização e repressão, especialmente nas noites com blitz
- Atuação de operações especiais em áreas deflagradas
- Programas de prevenção e resgate de jovens em escolas municipais
- Trabalho de inteligência emocional nas escolas
Justiça Restaurativa
Tânia Rodrigues, coordenadora do Pacto, destaca a importância dos programas instituídos nas escolas. “O trabalho de inteligência emocional é fundamental para prevenir conflitos e promover a paz”, afirma.
“Os resultados apresentados demonstram a eficácia do Pacto pela Paz em reduzir índices de criminalidade e promover uma cultura de paz em Lajeado”, diz o prefeito Marcelo Caumo.