A noite de ontem, 26, foi de aplausos para sete personalidades com atuação destacada em Lajeado. O plenário da câmara de vereadores lotou para uma sessão solene histórica, com a entrega dos títulos honoríficos a Adilvo Battisti, Ernany Vicente Bender Júnior, João Batista Gravina, Nestor Heineck, Ney Lazzari, Roberto Lucchese e Sérgio Diefenbach.
Esta foi a última sessão solene feita nesta legislatura, que chega ao fim em dezembro. Os projetos foram propostos de forma individual ou coletiva por vereadores e aprovados ao longo do ano. O evento para entrega das homenagens ocorre somente agora em função das dificuldades causadas pela enchente de maio e também por conta do período eleitoral.
Heineck, Lazzari, Gravina, Bender Junior, Battisti e Luchese foram agraciados com os títulos de cidadãos lajeadenses beneméritos, enquanto Diefenbach recebeu o título de cidadão lajeadense.
A cerimônia reuniu familiares, amigos dos homenageados e autoridades.
Conforme o presidente da câmara, Lorival Silveira, é papel do Legislativo homenagear pessoas importantes para o desenvolvimento de Lajeado. “Não podemos esquecer o que passou, com enchente e pandemia, mas é preciso virar esta chave e estes reconhecimentos servem para incentivar a comunidade se dedicar as pessoas e causas coletivas”, especifica.
O que disseram
“É motivo de orgulho, mas principalmente reflete o resultado das pessoas que estão ao nosso redor, essas cerca de 500 pessoas que participaram da construção da ponte de ferro e em tudo que se busca para a comunidade. O Roberto sozinho não conseguiria fazer, é uma homenagem para todo mundo”.
– Roberto Lucchese
“É um aumento de responsabilidade, pois a partir disso a comunidade deposita uma esperança de continuar contribuindo por uma sociedade mais equilibrada”.
– Sérgio Diefenbach
“Quando comecei na Univates como aluno, só tinha o prédio 1 e 12 hectares. Muita coisa foi feita, com muita gente envolvida. Vou seguir me envolvendo com questões da comunidade. Tem causas boas para levar adiante”.
– Ney Lazzari
“É uma honra muito grande. Eu nasci em Lajeado, escolhi Lajeado para morar. Minha vida toda foi aqui, só saí sete anos para estudar, mas voltei. Tive a honra de presidir o HBB nos últimos oito anos e é um orgulho receber essa homenagem”.
-João Batista Gravina
“Fui o primeiro médico assumir a presidência do hospital, onde fiquei 16 anos, um período onde houve muito crescimento. Tinha visão de médico e também das necessidades que a região precisa”.
– Ernany Vicente Bender Júnior