Fórum das Entidades analisa embate da Corsan/Aegea em Erechim

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Fórum das Entidades analisa embate da Corsan/Aegea em Erechim

Os agentes do Fórum das Entidades se debruçam cada vez mais sobre as complexas negociações entre governos municipais gaúchos e a Corsan/Aegea. Os líderes e voluntários locais buscam subsídios para debater os rumos do saneamento básico em Lajeado, diante da polêmica assinatura – ou não – do aditivo contratual entre o Executivo lajeadense e a concessionária que assumiu os contratos da extinta estatal. Na próxima segunda-feira, por exemplo, o grupo convoca a sociedade para uma incitante reunião-almoço na sede da Acil, com a presença do Diretor do Departamento de Saneamento de Erechim, Maicon Girardi Pasqualon.

Em pauta, “a forma de condução do processo de licitação dos serviços de água e saneamento do município de Erechim”. Por lá, as tentativas de licitar e/ou municipalizar os serviços têm encontrado forte resistência por parte da Corsan/Aegea e, também, da justiça estadual. E os litígios e intervenções judiciais perduram desde 2016.

Ana da Apama quer acesso às câmeras

Vereadora reeleita em Lajeado, Ana da Apama (PP) protocolou um projeto de lei na câmara para garantir a “disponibilização de acesso público das imagens e vídeos das câmeras públicas instaladas em logradouros públicos da cidade”. Em suma, ela quer assegurar aos cidadãos lajeadenses o livre acesso às imagens e vídeos e, para isso, salienta que outros municípios brasileiros já disponibilizam o referido conteúdo aos contribuintes. Entre esses, cita Praia Grande (SP), Santos (SP) e Governador Celso Ramos (SC). Questionado sobre o tema, um agente da segurança pública municipal critica a matéria e afirma que a medida pode prejudicar futuras investigações policiais e o acesso deve ser restrito às forças policiais e judiciárias. Ele também teme que as imagens sejam usadas para resolver casos particulares de adultério, batidas de carro, entre outros incidentes.

Prefeitos eleitos (e reeleitos) em Brasília

Diversos prefeitos (a) e vices eleitos e reeleitos no Vale do Taquari estão em Brasília nesta semana. Por lá, participam de evento na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o Seminário Novos Gestores 2025-2028. E também realizam uma série de agendas em gabinetes de deputados, ministérios e, claro, na Defesa Civil Nacional. Além disso, os novos gestores aproveitam para estreitar relações intermunicipais e aproximar ainda mais as cidades do Vale do Taquari.

 

Lajeado não pagou o Ibama. E nem deve pagar

O governo de Lajeado não pagou a multa de R$ 500 mil ao Ibama. E não pretende pagar. Aliás, é justo que não pague. Afinal, o instituto responsável pela preservação do meio ambiente nacional não apresenta argumentos plausíveis para multar o Executivo lajeadense. Pelo contrário. O fato de punir a nobre tentativa da administração municipal de reestabelecer o tráfego de veículos na Rua Bento Rosa, no trecho sob o viaduto da BR-386, é pra lá de incoerente. Aliás, e enquanto os nossos servidores municipais perdem tempo e energia com a injustiça proporcionada pelo Ibama, o pavimento danificado pela enchente no trecho municipal daquela via já está em fase final de recuperação e deve ser liberado na segunda semana de janeiro.

Lista de secretários em Estrela

A criatividade – e a ansiedade – de alguns contribuintes estrelenses provocou, recentemente, o compartilhamento de uma falsa lista de futuros secretários municipais. Tudo via redes sociais, é claro. Entretanto, e curiosamente, o autor da referida lista acertou alguns nomes. Como por exemplo, Marco Wermann para a Secretaria da Fazenda e Dalismar Marin para a Secretaria de Administração. Além deles, estão muito bem cotados os nomes de Paulo Sehn para a Educação, Mariel Klafke para a área do Turismo e Desenvolvimento, e Pablo Souto para o Meio Ambiente. Por fim, a prefeita eleita Carine Schwingel (UB) já confirmou Cristian Eidelwein (o popular “Professor Dumbo) para a Secretaria do Esporte, Juventude e Lazer, e também o ex-vice prefeito Valdir Griebeler, que deve assumir um cargo de diretor e ficar próximo ao gabinete. E o vice-prefeito eleito, Márcio Mallmann (UB), está imbuído de escolher o futuro Secretário de Agricultura.

TIRO CURTO

  • A câmara de vereadores de Lajeado lotou ontem à noite para uma série de homenagens. Sérgio Diefenbach recebeu o título de Cidadão Lajeadense. Já Nestor Heineck, Ney Lazzari, João Batista Gravina, Ernany Bender, Adilvo Battisti e Roberto Lucchese receberam o título de Cidadão Benemérito Lajeadense.
  • Também nessa terça-feira, nove vereadores de Lajeado protocolaram um novo projeto de lei para homenagear Ademar Breitenbach com o Título de Cidadão Benemérito Lajeadense.
  • Primeira prefeita na história de Paverama, Michele Vargas (MDB) confirmou os secretários: Alexandre Kleber, na Administração e Fazenda; Vanderlei Markus, no Desenvolvimento Econômico e Turismo; Cláudio Lengler, na Obras; Cristiane de Azevedo, na Educação; e Melissa Hartmann, na Saúde. Além deles, o vice-prefeito David Moura (PL) assumirá a pasta da Agricultura.
  • O projeto de lei que reduz em 40% o número de cargos comissionados em Estrela poderá ser votado na próxima semana. Entretanto, nos bastidores se discute uma possível ilegalidade da matéria. Aguardemos!

Acompanhe
nossas
redes sociais