A Defesa Civil Nacional aprovou o projeto de reconstrução da ponte que conecta Travesseiro e Marques de Souza. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito de Travesseiro, Tiago Weizenmann, que esteve em Brasília, onde participou de audiências com representantes do governo federal.
De acordo com Weizenmann, com a aprovação do projeto, o próximo passo será o encaminhamento dos trâmites internos no município, o que pode permitir o início da licitação para a obra ainda em dezembro deste ano. “O projeto está em fase final. O município poderá fazer a licitação, encaminhar isso para o Ministério, que fará a analise e poderá depositar a primeira parcela do recurso
O orçamento estimado para a construção gira em torno de R$ 15 milhões. Uma nova estrutura será construída no lugar da antiga ponte. “Faremos o desmonte mecânico, orçado em R$ 1 milhão e depois disso a execução do projeto”.
A destruição da antiga ponte ocorreu após a elevação do nível do rio Forqueta. Como solução temporária, uma ponte provisória foi erguida com recursos da comunidade local, utilizando contêineres e madeira. Até o momento, essa tem sido a única ligação entre as duas cidades.
Além disso, foi construída uma pinguela, permitindo a travessia de motocicletas entre os municípios. No entanto, veículos pesados e caminhões têm sido obrigados a desviar por uma rota alternativa de 53 quilômetros, passando pela estrada de Barra do Fão, para chegar até a BR-386 em Pouso Novo.
Segundo Weizenmann, o projeto de reconstrução foi elaborado em conjunto com técnicos da Defesa Civil, que avaliaram a necessidade de uma estrutura mais robusta para garantir a segurança e a mobilidade na região.