“Começamos a montar árvores de Natal em setembro”

ABRE ASPAS

“Começamos a montar árvores de Natal em setembro”

O decorador Kiko Sulzbach completará 70 anos no dia 26 de dezembro. Significa que o espírito natalino o acompanha desde o nascimento. Por pouco, os pais quase o batizaram de Natalício, em razão da época festiva. Aos 12 anos começou a trabalhar com elementos natalinos. Mais tarde, formou-se em arquitetura e virou decorador de interiores. Sua loja em Lajeado, é abastecida como os itens mais qualificados de Natal o ano todo. Acredita que em 2024, as pessoas anteciparam a decoração para minimizar a aura sombria das tragédias e dos eventos negativos que repercutiram aqui e no mundo

“Começamos a montar árvores de Natal em setembro”
Foto: Andrea rabaiolli

Como surgiu essa conexão tão especial com o Natal?

Faz parte da minha história. Eu deveria ter nascido no dia 25 de dezembro. Mas na véspera do parto, minha mãe foi visitar minha avó em Arroio do Meio, e eu nasci lá. Meus pais não tiveram tempo de retornar a Lajeado. Nasci praticamente no Natal, e minha família até sugeriu o nome Natalício para o meu batismo. Quase aconteceu! Mas acabei sendo chamado de Kiko. Minha relação com essa época começou cedo: aos 12 anos, já trabalhava com coisas de Natal.

Você cultiva o espirito natalino o ano inteiro no seu negócio?

Neste ano, comecei a expor itens natalinos na loja ainda em setembro. Porque foi a partir de setembro que começamos a montar árvores de Natal nas casas. Fabricamos acessórios de Natal durante todo o ano para suprir essa época. Na história, a data correta de montagem de árvores inicia quatro domingos antes do Natal, quando se prepara o advento, que começa de fato, neste domingo.

Por que as pessoas estão antecipando o Natal?

Esse movimento de antecipar a decoração pode ser uma forma de alegrar o ambiente. Vivemos muitos fatos ruins neste ano. As pessoas querem manter o espírito alegre. E também, muitos de nossos clientes perderam todos os arranjos devido às cheias e tiveram de refazê-los.

Você acredita que o Natal fortalece a esperança?

Eu acredito que mesmo que uma pessoa não aprecie o Natal, ela acaba mantendo o espirito pelas crianças. Os pequenos são os grandes incentivadores das decorações e querem montar as árvores com as famílias, diferentemente do meu tempo, em que o Natal era feito pelos pais e muitas vezes, às escondidas.

Como é feita a elaboração dos seus materiais?

O material dos nossos produtos é importado, mas nós criamos e confeccionamos todos os enfeites. Minha irmã Maria e a sobrinha Marcela, auxiliam e tomam a frente na elaboração e na loja. Os itens que fazemos são duráveis. Esses dias, reformarmos uma árvore, que foi comprada há 30 anos. As guirlandas para a porta são os produtos mais vendidos porque simbolicamente, elas são um convite de boas-vindas.

Árvores de Natal diferenciadas estão na moda?

Sim, cada vez mais existem árvores com compossibilidades diferentes. As cores “candies”, as quais são da cartela de balas – rosa e azul – estão em destaque. Esse ano a decoração teve materiais ferrosos, branco e também há a tendência de lotar o pinheiro de elementos exagerados, isso é quando não se enxergar mais o verde da árvore.

O que você espera para 2025, como benção de Natal?

Que nos ajudemos uns aos outros. Proteção de Deus para todos nós, fé e força universais.

Acompanhe
nossas
redes sociais