O Ministério das Cidades divulgou a lista de propostas selecionadas para a construção de moradias em áreas urbanas de municípios com até 50 mil habitantes. Na região do Vale do Taquari, três municípios foram contemplados: Estrela, com 50 moradias, Muçum e Teutônia com 25 moradias, cada, totalizando 100 unidades habitacionais.
O recurso é proveniente do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Esta é a primeira seleção do Minha Casa, Minha Vida na linha de atendimento FNHIS Sub 50, que tem como meta proporcionar moradia digna para famílias de baixa renda que estejam localizadas nos pequenos municípios brasileiros. O investimento será de R$ 4,85 bilhões.
Paulo Pimenta, atual ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e ex-ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, destacou que a implementação desse programa é crucial para atender as necessidades habitacionais das famílias afetadas por desastres naturais e que ainda há muito a ser feito para garantir moradia digna a todos os que necessitam.
“A recente iniciativa do governo do presidente Lula está promovendo melhorias significativas na qualidade de vida das comunidades no interior do Brasil. No Rio Grande do Sul, essa ação é especialmente apreciada, e há expectativas de muitas entregas do programa na região”, destacou o ministro.