Divulgado pelo governo estadual pela segunda vez desde sua implementação, o Índice Municipal de Educação do RS (Imers) apresentou avanço na maior parte das cidades da região. Os dados, referentes ao ano de 2023, apontam que 29 dos 38 municípios tiveram desempenho acima da média gaúcha, que foi de 63,44.
O Imers é construído a partir do desempenho de estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em português e matemática de alunos do segundo, quinto e nono ano do ensino fundamental e leva em consideração a taxa de aprovação dos estudantes.
Principal destaque regional deste ano, Poço das Antas figura com a nona maior média do RS, com nota 81,51. O município registrou expressiva melhora no desempenho sobretudo na prova de português para alunos do segundo ano, cujo percentual de estudantes com resultado “avançado” na avaliação cresceu quase 50%.
A melhora no desempenho é percebida também pelo fato de que, entre os alunos do segundo ano, não houve resultados abaixo do básico, que é a pior avaliação na prova. Estudantes do quinto ano também auxiliaram na média final da cidade. A evolução no nível de alfabetização também cresceu significativamente na comparação com 2022.
Além de Poço das Antas, Pouso Novo e Santa Clara do Sul também figuram entre os 20 maiores desempenhos do Imers, com notas 80,66 e 80,39. Os municípios tiveram nota máxima nos índices de qualidade da alfabetização e de aprovação, respectivamente.
Já as cidades de Taquari, Doutor Ricardo, Teutônia, Ilópolis, Fazenda Vilanova, Tabaí, Forquetinha, Marques de Souza e Arvorezinha tiveram notas abaixo da média estadual. Arvorezinha registrou o terceiro pior resultado do RS, à frente apenas dos municípios de Campos Borges e Braga.
Influência no ICMS
O índice do Imers influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios. A educação passou a ser critério desde o cálculo para a arrecadação deste ano.
O Imers foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio do Departamento de Economia e Estatística, com a Secretaria da Educação (Seduc).
Provas do Saers
A Seduc começa ontem aplicação do Saers 2024 em todos os 497 municípios do RS. A previsão é de que as provas sejam aplicadas a cerca de 409 mil estudantes, com foco na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
Embora essas sejam as disciplinas principais, o exame busca avaliar capacidades mais amplas, como a habilidade de leitura e o raciocínio lógico-matemático, de modo a verificar se os estudantes estão desenvolvendo as competências esperadas para a idade escolar.
Além dos testes cognitivos, há questionários contextuais voltados para estudantes, professores e equipes diretivas das escolas participantes. Esses questionários fornecem uma visão contextual dos resultados.