A final aspirante é com dois clubes do Vale do Taquari. Enquanto que o Estudiantes, de Lajeado, busca o tricampeonato – as outras taças foram conquistadas em 2019 e 2022. O 7 de Setembro, de Capitão, tenta o título inédito do torneio.
Dono da melhor campanha com nove vitórias e um empate, esse justamente contra o adversário de domingo. No dia 8 de setembro, os times empataram em 0 a 0 em Lajeado. O Estudiantes chega nessa final embalado. O time possui o melhor ataque, com 29 gols; o artilheiro, Vitor Hugo Eggers, com sete gols, e a melhor defesa com apenas três gols sofridos.
Franklin Althaus busca manter a hegemonia lajeadense na categoria. Em 22 finais, é a 13ª com clubes de Lajeado. No retrospecto, apenas São Bento, em 2002, e União Carneiros, em 2005, perderam as finais. São 11 taças de campeão para o município.
Já o 7 de Setembro tenta repetir o feito do Serrano na temporada passada para manter a taça na parte alta do Vale do Taquari. O time chega à final com cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. São 7 gols marcados e apenas 13 gols marcados e nove sofridos.
Demais categorias
O domingo define os classificados para final da Copa Vale do Boa Vista. Os jogos ocorrem nas cidades de Brochier e Teutônia. Pelos titulares, em Brochier, o Juventude joga pelo empate para se classificar. Já o 11 Amigos necessita vencer no tempo normal para levar a decisão aos pênaltis. Já em Teutônia, quem vencer entre Juventude e Riograndense passa de fase, empate leva a decisão aos pênaltis.
No aspirante a situação é inversa. O Riograndense necessita apenas de um empate, quanto que o Juventude é obrigado a vencer duas vezes para chegar à final. No outro jogo quem ganhar entre 11 Amigos e Atlético Gaúcho passa de fase. No veterano, a comunidade de Grão Pará, Venâncio Aires, recebe a partida de ida da semifinal entre Assespe e Serrano. O jogo está previsto para às 9h45min.