Morre Selmita, mãe do historiador Airton Engster dos Santos

OBITUÁRIO

Morre Selmita, mãe do historiador Airton Engster dos Santos

Aos 87 anos, ela faleceu na tarde deste domingo, 24, no Hospital de Estrela

Morre Selmita, mãe do historiador Airton Engster dos Santos

Selmita Engster dos Santos, ou carinhosamente, Vó Miti, morreu na tarde deste domingo, 24, no Hospital de Estrela. Ela enfrentava problemas de saúde, e faleceu aos 87 anos. Selmita era a matriarca da família e mãe do historiador e colunista do Grupo A Hora, Airton Engster dos Santos. Ela também era mãe de Alexandre dos Santos, radialista regional.

Em seu blog, Airton, também coordenador do memorial de Estrela, ele a descreve como um pilar da história da família, “um exemplo de vida moldado pelo trabalho árduo e sacrifício, mas também adornado com o carinho e a generosidade que sempre ofereceu a cada um de nós”.

Descendente de imigrantes alemães, sua trajetória começou no interior de Estrela, na Linha Harmonia, onde aprendeu o alemão na escola, ainda pequena. Mais tarde, foi para Arroio da Seca. Quando veio para Estrela, casou-se com Norberto dos Santos.

No texto, Airton ainda comenta sobre a doença de Alzheimer que acometeu Selmita e que ela vinha enfrentando nos últimos anos.

Nota da família

“Com profunda tristeza e imenso pesar, comunicamos o falecimento de Selmita Engster dos Santos, carinhosamente conhecida como Vó Miti, ocorrido hoje.

Matriarca de nossa família, Vó Miti foi um exemplo de vida marcado por trabalho árduo, generosidade e um amor incondicional que sempre dedicou a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Descendente de imigrantes alemães, iniciou sua trajetória no interior de Estrela, em Linha Harmonia, e construiu uma história de coragem e dedicação ao lado de seu amado companheiro, Norberto dos Santos, com quem formou uma família fundamentada em valores éticos, morais e de respeito.
Seus gestos simples, porém grandiosos, ensinaram a todos sobre o verdadeiro significado do amor, do cuidado e da fé. Para os filhos, netos, bisnetos, genros e noras, e todos os que tiveram o privilégio de conviver com ela, Vó Miti foi um refúgio de ternura, sabedoria e acolhimento.

Mesmo nos últimos anos, enfrentando as limitações do Alzheimer, ela continuou a iluminar nossas vidas com seu brilho, seus sorrisos e seu olhar amoroso, mostrando que o amor transcende todas as barreiras.

Seu legado permanece vivo em cada um de nós. Neste momento de dor, somos gratos por cada instante ao seu lado e nos confortamos nas lembranças de uma mulher extraordinária que dedicou sua vida à sua família e ao próximo.

Vó Miti deixa uma saudade imensurável em seus filhos, netos, bisnetos e em todos que tiveram o privilégio de compartilhar sua presença.
Sepultamento será realizado no Cemitério Luterano de Estrela. Horários e demais encaminhamentos como velório serão informados posteriormente.

Que sua alma descanse em paz, e que seu exemplo continue nos guiando. Nossa eterna gratidão e amor, Vó Miti”.

Acompanhe
nossas
redes sociais